Uma caminhada mais longa por dia é melhor para o seu coração do que muitas caminhadas curtas, especialmente se você não se exercita muito, de acordo com uma nova pesquisa publicada no Annals of Internal Medicine .
Caminhar por pelo menos 15 minutos sem parar é o ideal, diz o estudo. São cerca de 1.500 passos seguidos, o que proporciona um bom exercício ao seu coração.
Muitas pessoas têm como meta dar 10.000 passos por dia, mas esse número veio de uma propaganda de pedômetro japonês — não de ciência. Ainda assim, especialistas concordam que mais passos geralmente são melhores para a saúde.
O estudo analisou 33.560 adultos com idades entre 40 e 79 anos no Reino Unido que caminharam menos de 8.000 passos por dia.
Eles foram agrupados pela duração de suas caminhadas (medidas com um contador de passos ao longo de uma semana):
- menos de 5 minutos (43%)
- 5 a 10 minutos (33,5%)
- 10 a 15 minutos (15,5%)
- 15 minutos ou mais (8%)
Os pesquisadores, da Universidade de Sydney e da Universidade Europeia, na Espanha, monitoraram a saúde deles ao longo de oito anos.
Pessoas que caminharam em trechos mais longos tiveram menor risco de problemas cardíacos do que aquelas que caminharam em intervalos curtos.
Mesmo entre os menos ativos — aqueles que caminham menos de 5.000 passos por dia — caminhadas mais longas fizeram uma grande diferença. O risco de doenças cardíacas e morte caiu significativamente.
Não está totalmente claro no estudo se isso ocorreu porque eles estavam em melhor forma no início, mas os pesquisadores tentaram controlar isso levando em consideração fatores como se a pessoa fumava, era obesa ou tinha colesterol alto.
Concentre-se em como você anda – não apenas em quanto
Os pesquisadores afirmam que a maneira como você anda importa, não apenas a quantidade. Caminhar por mais tempo, mesmo que você não ande muito, parece ajudar o seu coração.
Eles sugerem que mudanças simples, como reservar um tempo para uma caminhada mais longa, podem fazer uma grande diferença.
O co-pesquisador principal, Prof. Emmanuel Stamatakis, disse: "Tendemos a colocar toda a ênfase no número de passos ou na quantidade total de caminhada, mas negligenciamos o papel crucial dos padrões, por exemplo, 'como' a caminhada é feita.
"Este estudo mostra que mesmo pessoas que são muito inativas fisicamente podem maximizar seus benefícios para a saúde cardíaca ao ajustar seus padrões de caminhada para caminhar por mais tempo, idealmente por pelo menos 10 a 15 minutos, quando possível."
O professor Kevin McConway, professor emérito de estatística aplicada na Open University, disse que, embora o estudo mostre uma ligação entre caminhar e uma melhor saúde cardíaca, ele não prova que caminhar causa diretamente a melhora.
O NHS recomenda 150 minutos de atividade moderada por semana, como caminhada rápida, idealmente distribuídos uniformemente ao longo da semana.
Os idosos com mais de 65 anos devem tentar se movimentar todos os dias , mesmo que seja apenas uma atividade leve em casa, diz o conselho.
Emily McGrath, enfermeira cardíaca sênior da British Heart Foundation, disse: "O exercício ajuda todos a viverem uma vida mais feliz e saudável. Se você tem doenças cardíacas e circulatórias, ele pode ajudar a controlar sua condição e fazer com que você se sinta melhor em geral.
"No começo, pode ser difícil ser mais ativo, mas com o tempo, vai ficar mais fácil, à medida que seu corpo se acostuma. No começo, você pode notar apenas pequenas melhorias, mas tudo isso se soma e contribui para manter seu coração saudável."
Fonte: BBC

Nenhum comentário:
Postar um comentário