quarta-feira, 1 de outubro de 2025

O 2º mandamento (não imagens/idolatria) e o 4º (sábado) no NT

 Embora a proibição da idolatria e do culto a imagens esteja mais explicitamente enunciada no Antigo Testamento (por exemplo, Êxodo 20:4, 5; Deuteronômio 5:8, 9; Isaías 42:8), o Novo Testamento também reafirma de maneira clara esse princípio, mesmo que com outra linguagem.

Vejamos alguns textos:

  • 1 João 5:21 – “Filhinhos, guardai-vos dos ídolos.”
    Aqui João encerra sua carta com uma advertência direta e abrangente contra qualquer forma de idolatria, incluindo imagens.
  • Atos 17:29 – Paulo, no Areópago de Atenas, afirma: “…não devemos pensar que a divindade é semelhante ao ouro, à prata ou à pedra, trabalhados pela arte e imaginação do homem.”
    Ou seja, Paulo nega explicitamente que Deus possa ser representado por imagens materiais.
  • Romanos 1:22, 23, 25 – Paulo descreve a degeneração da humanidade: “…mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, bem como de aves, quadrúpedes e répteis… e adoraram e serviram à criatura em lugar do Criador.”
    Aqui vemos o princípio central: transformar coisas criadas em objeto de culto é uma perversão da adoração verdadeira.
  • 1 Coríntios 10:14 – “Portanto, meus amados, fugi da idolatria.”
    Paulo alerta que qualquer prática de idolatria, incluindo a adoração de imagens, é incompatível com a fé cristã.
  • Apocalipse 9:20 – “Os outros homens, que não foram mortos por essas pragas, não se arrependeram das obras de suas mãos, para não adorarem os demônios e os ídolos de ouro, de prata, de bronze, de pedra e de madeira, que não podem ver, nem ouvir, nem andar.”
    Este texto mostra claramente que o culto a imagens é denunciado como idolatria e rejeitado no juízo de Deus.

Conclusão:
Embora o Novo Testamento não repita literalmente a fórmula do segundo mandamento (“não farás para ti imagem de escultura…”), ele reafirma com toda clareza que a adoração de imagens ou ídolos é proibida e contrária à adoração ao Deus vivo.

No caso do sábado, o Novo Testamento também não o repete em forma de mandamento (“lembra-te do dia de sábado para o santificar”), mas mostra pela prática e por alusões que ele continuava a ser observado pelos cristãos:

  • Jesus guardava o sábado (Lc 4:16) e afirmou que o sábado foi feito “por causa do homem” (Mc 2:27), ou seja, como bênção universal, não apenas para os judeus.
  • As mulheres que prepararam o corpo de Jesus “no sábado repousaram, segundo o mandamento” (Lc 23:56). Note que Lucas, escrevendo décadas depois da cruz, ainda chama o sábado de “mandamento”.
  • Paulo tinha o costume de ir à sinagoga aos sábados para pregar (At 17:2; 18:4), e em Atos 16:13 procurou um local de oração no sábado.
  • O sábado aparece em conexão com a criação e com a redenção (Hb 4:4-9), sendo chamado de “um descanso sabático para o povo de Deus” (sabbatismos, em grego).

Assim:

  • A idolatria é explicitamente proibida no NT com repetição clara das ordens.
  • O sábado não aparece em forma de proibição ou novo mandamento, mas é confirmado pela prática de Jesus, dos discípulos e da igreja apostólica, além de ser teologicamente fundamentado na criação e na redenção.

Imagens e sábado no NT: quadro comparativo

TemaTratamento no ATTratamento no NTExemplos de textoForma de reafirmação
Imagens / IdolatriaProibição direta nos Dez Mandamentos: “Não farás para ti imagem de escultura…” (Êx 20:4-5; Dt 5:8-9).Reafirmação explícita e repetida da proibição de adorar ídolos ou imagens.At 17:29 – “Não devemos pensar que a Divindade é semelhante a ouro, prata ou pedra, trabalhados por arte e imaginação do homem.”
1Co 10:14 – “Fugi da idolatria.”
1Jo 5:21 – “Filhinhos, guardai-vos dos ídolos.”
Ap 9:20 – condena quem adora ídolos.
Repetição clara: o NT proíbe a idolatria de modo direto, confirmando e ampliando o mandamento.
SábadoMandamento do Decálogo: “Lembra-te do dia de sábado, para o santificar” (Êx 20:8-11; Dt 5:12-15). Fundado na criação e na redenção.Não aparece em forma de ordem repetida, mas é confirmado por exemplos, alusões e fundamentos teológicos.Lc 4:16 – Jesus tinha o costume de guardar o sábado.
Mc 2:27, 28 – “O sábado foi feito por causa do homem… o Filho do Homem é Senhor do sábado.”
Lc 23:56 – mulheres repousaram no sábado “segundo o mandamento”.
At 17:2; 18:4 – Paulo pregava no sábado.
Hb 4:9 – “Resta um repouso sabático (sabbatismos) para o povo de Deus.”
Reafirmação por prática e teologia: Jesus, discípulos e igreja primitiva guardavam o sábado; fundamentação na criação e no descanso escatológico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário