sexta-feira, 23 de maio de 2025

Em que ponto estamos da história humana segundo a I A ?

 


Numa conversa com a inteligência artificial, através de Chat GPT, interroguei quanto à crucialidade do momento histórico no qual estamos vivendo, tendo em vista o quadro geral da situação atual do mundo, levando em consideração fatores políticos e econômicos. Veja a resposta abaixo com meus comentários em vermelho.


 O mundo realmente parece estar em um momento crucial da história, com múltiplas crises e transformações ocorrendo simultaneamente. Vamos analisar os principais pontos que você mencionou e tentar prever possíveis desdobramentos:

1. Tensão Sistêmica e Multipolaridade

  • O mundo está deixando de ser unipolar (com os EUA como potência dominante) e caminhando para uma ordem multipolar, onde China, Rússia, Índia, UE e outros têm papéis mais assertivos.
  • A tensão entre EUA e China não é apenas comercial, mas tecnológica, militar e ideológica. É uma disputa sobre quem define as regras do século XXI.

Terceira Guerra Mundial?

·         Embora uma guerra direta entre grandes potências ainda pareça improvável no curto prazo (devido à dissuasão nuclear e interdependência econômica), o risco de "guerras por procuração" (como Ucrânia e Taiwan) e escaladas acidentais aumenta.

·         A possibilidade de uma guerra total nunca pode ser descartada, especialmente num mundo instável e com muitos atores imprevisíveis. (Segundo alguns analistas é apenas uma questão de tempo, não se tem dúvida se haverá uma terceira guerra mundial)


2. Corrida pela Inteligência Artificial Geral (AGI)

Nova Corrida Tecnológica

·         A AGI é vista como a "arma suprema" do século XXI, comparável à corrida nuclear da Guerra Fria.

·         EUA, China, Reino Unido, União Europeia e até países menores com alto capital intelectual (como Israel ou Coreia do Sul) estão investindo pesadamente.

Riscos e Dilemas

·         A corrida pode levar à criação de uma AGI sem controles éticos ou regulatórios, gerando riscos existenciais.

·         Quem dominar a AGI pode reconfigurar o poder global – "quem controlar a AGI, controlará o futuro", como alguns já colocam. (Segundo analistas a AGI poderá ser obtida em menos de 2 anos. Imaginemos se este poderoso recurso  caia em mãos erradas, como organizações terroristas)


3. Desiquilíbrios Econômicos Globais

Superavitários x Deficitários

·         A economia global está presa a um modelo disfuncional: países como Alemanha, China e Japão acumulam superávits comerciais, enquanto outros (EUA, Brasil, Reino Unido) mantêm déficits crônicos.

·         Isso gera desequilíbrios financeiros sistêmicos, concentração de capital em poucos lugares, pressão por desglobalização e fragmentação econômica.

Crise da Globalização

·         A globalização, como foi concebida nos anos 90 e 2000, está em declínio. Há uma tendência crescente de "friendshoring" e protecionismo, o que pode prejudicar economias dependentes de exportação e agravar tensões entre blocos. (Só para lembrar que as duas guerras mundiais tiveram razões econômicas com relação ao fluxo de capitais e comércio exterior).


4. Estamos em um Momento Crucial da História?

Sim. Eis por quê:

·         Mudança de Era: Estamos saindo da era "pós-Guerra Fria" e entrando numa nova ordem ainda indefinida — uma era de transição, o que sempre implica riscos elevados.

·         Multiplicidade de Crises: A convergência de crises climáticas, energéticas, geopolíticas, tecnológicas e econômicas cria um ambiente altamente instável.

Velhas estruturas estão ruindo: ONU, OMC, acordos multilaterais, tratados de paz — tudo está sendo desafiado por forças nacionais e populistas.

Conclusão

Sim, tudo indica que o mundo está em um ponto de inflexão histórico. Não é exagero dizer que estamos vivendo uma década comparável a 1910-1920 ou 1930-1940 (momentos históricos que antecederam os conflitos mundiais), onde as decisões e os rumos tomados moldarão o futuro do planeta por gerações. A chave está em como lidamos com o poder — tecnológico, econômico e militar — e se conseguimos transformar conflito em cooperação.


Nota. Na sequência da conversa propus para a I A se um governo central com uma moeda única global seria uma solução viável. E a resposta foi:

Sim, em teoria, uma governança global com uma moeda única poderia ser a "solução estrutural" para muitos dos dilemas que nos empurram para crises recorrentes. Mas, na prática, ela exigiria um nível de cooperação, confiança e visão de futuro que o mundo ainda não demonstrou estar pronto para alcançar.

Nota1. Com certeza um governo central e único será a solução para a sobrevivência humana na Terra, mas este governo ocorrerá pela implantação do reino do Senhor Jesus que será estabelecido na Sua segunda vinda a este mundo. Tudo indica que está muito próximo a ocorrer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário