domingo, 4 de agosto de 2024

Não olhar para trás

 


    É extremamente significativa a história  relatada no livro de Gênesis capítulo 19, onde a mulher de Ló desobedecendo a ordem dos anjos olhou para trás e se transformou numa estátua de sal. Muitas lições podemos tirar deste lamentável episódio, que envolve fé, espiritualidade e sabedoria.

    A primeira questão que se levanta ao fazermos uma análise do texto diz respeito ao desapego e abnegação necessários aos que anelam por uma pátria celestial. Não dá para manter ligação, mesmo apenas  contemplativa, com certos valores e costumes mundanos. É necessário desprendimento, fazendo uma escolha pelos valores do céu em detrimento às vaidades do mundo. O Apóstolo Paulo exorta a buscarmos e pensarmos nas coisas que são de cima e não nas da Terra (Colossenses 3:1-2).

    Ló foi morar em Sodoma depois que a convivência com Abrão, seu tio, tinha se tornado inviável  por causa da má convivência entre os seus servos. Rumou para as campinas de Sodoma provavelmente atraído pelo conforto e variedade de recursos que um centro urbano daqueles dias podia proporcionar. Mas o resultado foi desastroso, Ló e parte de sua família sobreviveram apenas pela intervenção direta dos seres celestiais. As cidades de Sodoma e Gomorra chegaram a um grau de pecado e depravação que não mais podia ser tolerado por Deus. Segundo a narrativa bíblica Deus se aproximou das cidades para lhes fazer juízo  porque o seu clamor se tinha multiplicado e o pecado se agravado muito. 

    Hoje o nosso mundo está numa condição análoga aos dias de Sodoma. O apelo que os anjos fizeram para Ló e sua família saírem de lá é representado, no tempo do fim, pela mensagem dos três anjos de Apocalipse 14. Uma das mensagens dos três anjos ordena a sair de Babilônia (Apoc. 14:8 e 18:2-4). "Sai dela, povo meu, para que não sejas participante dos seus pecados, e para que não incorras nas suas pragas." (Apoc.18:4).

    Esta é uma mensagem para o tempo do fim, que ordena aos fiéis filhos de Deus a abandonarem as práticas e o ambiente de Babilônia, que promove a falsa adoração e engana os habitantes da Terra. No tempo do fim o  "não olhes para trás" significa o desligamento completo de falsos conceitos e valores e da contemplação das atrações mundanas que tiram o foco de Jesus, na sua segunda vinda em glória e majestade.

    Como cristãos na atualidade somos atraídos pelo conforto dos bens de consumo, recursos avançados da  tecnologia, que nos dão satisfação e intensificam os prazeres carnais  de forma que o dinheiro se tornou no deus predileto deste século. Não devemos olhar para trás desviando o foco do alto, porque sua realidade nos é chegada e a realidade deste mundo não deve ser concorrente.

    Devemos manter os nossos olhos fixos no céu para que as provações que logo se manifestarão sobre o mundo não roubem a fé ou nos vençam pelo desânimo. Para que atentos nas profecias finais não sejamos pegos de surpresa como no dia da visita do ladrão, figura esta muito usada no Novo Testamento tanto por Jesus quanto pelos apóstolos para representar o que será a volta de Jesus para alguns. 

    Os crentes devem voltar os olhos unicamente para o alto, porque passaram  a amar os valores e os preceitos de Deus. Perceberam que a vida realmente de qualidade e realmente digna está escondida em Deus. Não há mais nada que possa ser trocado pela realidade eterna, não há mais nada que deva nos iludir e manter-nos na realidade do pecado.

    

Nenhum comentário:

Postar um comentário