quarta-feira, 14 de agosto de 2024

O que está por trás da polarização política?

 


    O assunto em pauta tem relação com profecias e a escatologia bíblica. Irei fazer uma rápida análise do que está na raiz da polarização mundo afora. 

     Muito pode ser dito sobre identidade de grupos e sobre o efeito das redes sociais, enfim sobre toda a retórica que alimenta as lideranças e divide a sociedade. Mas o que está na raiz da questão tem a ver com as mudanças drásticas que a sociedade atravessa. Com certeza, a polarização está sendo motivada pela percepção de uma parte da população do agravamento da situação moral, econômica e social na atualidade. 

   No campo moral, o que para uma parte da população é uma evolução natural do comportamento humano, para outra implica em decadência e risco. Diante de visões de mundo totalmente opostas surge um embate de caráter sobrevivencialista.  O que um lado considera um avanço ou progresso o outro considera a deterioração de padrões e valores morais.

    Se há solução pelo viés político ou qual partido tem a melhor proposta para cada problema, esta é uma discussão que não pretendo abordar aqui. O que quero focar é a causa do descontentamento de boa parte da sociedade.    Teria alguma explicação pela ótica evolucionista? Talvez digam alguns que seria o simples temor de que a sociedade rume para uma situação inviável ou insustentável.  Mas, ao meu ver, o que acontece hoje é a percepção de que  fomos iludidos durante algum tempo por ideias como o relativismo moral, e que agora é preciso reagir reconhecendo a validade de certas normas e valores como sendo fundamentais. Em certo sentido as pessoas passaram a ter o senso moral reavivado quando perceberam a escalada de decadência da sociedade atual.

"Pois demonstram claramente que os mandamentos da Lei estão gravados em seu coração. E disso dão testemunho a sua própria consciência e seus pensamentos, algumas vezes os acusando, e em outros momentos lhe servindo por defesa." (Romanos 2:15)

   A Bíblia apresenta o grande conflito que se iniciou no céu e se estendeu à Terra como o pano de fundo de toda a história humana. Neste conflito a lei de Deus é a questão central. Ao se aproximar o fim deste conflito, o tema da lei é colocado em evidência. O autor do Apocalipse vê em visão a arca da aliança no céu no momento final da história deste mundo.

"E iraram-se as nações, e veio a tua ira, e o tempo dos mortos, para que sejam julgados, e o tempo de dares o galardão aos profetas, teus servos, e aos santos, e aos que temem o teu nome, a pequenos e a grandes, e o tempo de destruíres os que destroem a terra.  E abriu-se no céu o templo de Deus, e a arca da sua aliança foi vista no seu templo; e houve relâmpagos, e vozes, e trovões, e terremotos e grande saraiva." (Apoc. 11:18,19).

  Ellen White escreveu o seguinte:

Nos últimos dias, a Lei de Deus será desafiada e muitas pessoas serão levadas a transgredi-la. Aqueles que mantiverem a Lei de Deus em seu coração e vida estarão em grande perigo, mas também serão mais próximos de Cristo.” (A Ciência do Bom Viver, p. 53). 

A Lei de Deus deve ser a nossa regra de vida, e nossa fidelidade a ela será o teste final. No tempo do fim, será crucial que cada indivíduo esteja firmemente ancorado na Lei de Deus, para resistir às tentações e enganos que surgirão.” (Primeiros Testemunhos, p. 361).

   Uma ressalva no entanto deve ser feita sobre a versão da lei que um segmento hoje defende. Muitos entre os chamados "conservadores"  defendem não  a versão apresentada na Bíblia, mas a da tradição católica que alterou, entre outas coisas, a guarda do dia de sábado para o domingo. Quanto a isto posso dizer que  para Deus só é válida a versão original. Ele mesmo disse: "Em vão, porém, me honram, ensinando doutrinas que são mandamentos de homens." (Marcos 7:7). 

     A versão humana da lei divina se trata de um descaso à sua Pessoa e sua vontade.  O grande conflito culminará com o desafio de quem será verdadeiramente fiel a Deus e quem tratará a situação com parcialidade ou indiferença.

    

Nenhum comentário:

Postar um comentário