sexta-feira, 19 de setembro de 2025

O cristão deve emanar "boa energia"!

 


A vida do cristão é chamada para ser luz no mundo. Jesus declarou: “Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte” (Mateus 5:14). A luz não apenas dissipa as trevas, mas também aquece e gera esperança. Assim também deve ser a presença do crente: onde chega, transmite vida, paz e alegria, e não peso, crítica ou desânimo.

O apóstolo Paulo nos exorta: “Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo, alegrai-vos” (Filipenses 4:4). A alegria do cristão não depende das circunstâncias, mas da certeza de que Cristo está presente. Quando essa alegria é cultivada, ela se torna contagiante, criando ao redor um ambiente de esperança.

O Espírito Santo é fonte dessa “boa energia”. O fruto do Espírito, conforme Gálatas 5:22-23, é “amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança”. São características que não apenas moldam nosso caráter, mas também influenciam o clima ao nosso redor. Uma pessoa cheia do Espírito Santo naturalmente se torna portadora de boas palavras, de serenidade e de confiança em Deus, abençoando aqueles que a cercam.

Por outro lado, a Bíblia adverte contra o espírito murmurador e irascível. Os israelitas, mesmo libertos do Egito, muitas vezes “murmuraram em suas tendas” (Salmos 106:25), espalhando descontentamento e incredulidade. Esse espírito contaminava o povo, enfraquecendo a fé coletiva. Da mesma forma, hoje, quando cultivamos crítica destrutiva, mau humor e desconfiança, irradiamos trevas em vez de luz.

O chamado de Cristo, segundo  Paulo, envolve uma saudável positividade. “Seja a vossa palavra sempre agradável, temperada com sal” (Colossenses 4:6). Isso significa falar de forma que edifique, inspire e leve paz. Um cristão de “boa energia” não é alguém artificialmente alegre, mas alguém cuja confiança em Deus o torna um canal de graça.

Assim, cada crente deve se examinar: ao entrar em um ambiente, levo comigo a luz de Cristo ou as sombras da incredulidade? O apóstolo Paulo afirma: “Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados; e andai em amor, como também Cristo vos amou” (Efésios 5:1-2).

Portanto, ser uma pessoa de boa energia é viver tão cheio da presença de Cristo que nossa vida se torna um reflexo do Seu amor. Onde chegamos, podemos transformar a atmosfera, irradiando fé, esperança e alegria que vêm do Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário