quarta-feira, 5 de julho de 2023

Amor e fé em crise na atualidade!

 


    Uma apostasia crescente tem-se constatado  em nossos dias. Um fenômeno manifestado não somente na Europa, mas também em outras partes do mundo. Um estudo realizado na  Suíça registra o aumento de não religiosos, de forma que este grupo pode tornar-se preponderante naquele país em breve. Saiba mais aqui. A nação apresentava em 1970 um índice de 1,2% como sem religião. Hoje este índice subiu para 32,3%. Sendo que o referido índice triplicou do início do novo século para cá. Dos que afirmam ser sem religião, 30% se declaram ateus e mais de um quinto agnósticos.

    Ao meu ver, quando Jesus afirmou que no tempo do fim o amor se esfriará de quase todos (Mat. 24:12), não estava falando prioritariamente do amor entre as pessoas, mas do amor a Deus. Esta percepção é corroborada pela informação de que quando Cristo voltar haverá bem pouca fé na Terra (Luc. 18:8). Outro dia escrevi sobre os aspectos que caracterizam o secularismo da época atual. Confira aqui. Uma geração voltada para o prazer e a satisfação própria, manifestando desinteresse e indiferença  nas questões espirituais.

    Segundo a pesquisa anteriormente citada, 40% dos protestantes e 30% dos católicos romanos, dizem que nunca oram. Este é, de fato, um dado preocupante, muito mais que simplesmente não possuir afiliação religiosa. A oração é apresentada na Bíblia como um elemento vital no relacionamento com Deus, haja vista o próprio exemplo deixado por Jesus. A oração caracteriza uma busca pessoal, uma manifestação de interesse e também uma expressão de amor.

    A perda de identidade religiosa no continente europeu, onde o cristianismo amadureceu, indica que o mero tradicionalismo religioso é uma manifestação insuficiente e inibidora ao desenvolvimento da fé verdadeira e do cristianismo prático. Na realidade sem uma busca pessoal, baseado no estudo da Bíblia e nos demais elementos devocionais, não será capaz de produzir os frutos de um cristianismo genuíno.

    A influência ideológica produzida nos séculos XIX e XX, foram grandemente responsáveis pelo esfriamento da fé no Ocidente. O Evolucionismo, o Marxismo e o Humanismo deram seus frutos e hoje são reverberados pela mídia, numa luta contínua contra a fé e a religiosidade cristã. Por outro lado, o mau exemplo de líderes religiosos e a ineficácia da religião institucionalizada contribuíram para este mesmo fim.

    Concluindo podemos afirmar que vivemos num momento  crítico, que foi mencionado pelo Apóstolo Paulo nas palavras: "Aquele que julga estar firme, cuide-se para que não caia"(I Coríntios 10:12). Ou na advertência apocalíptica aos irmãos de Filadélfia: " Eis que venho sem demora, guarda o que tens para que ninguém tome a tua coroa." (Apocalipse 3:11). Com certeza Jesus não tem um estoque limitado de coroas que leva à uma concorrência por obtê-la, mas observa que se alguém não for digno de usá-la passará a outro.

    Como cristão, vejo a necessidade de uma confrontação pessoal diária entre a fé professada e a praticada. Sem querer se medir ou comparar com outros cristãos, mas percebendo o que ainda falta evoluir na  própria caminhada e talvez como o publicano da parábola, dizer: Senhor tem misericórdia de mim que sou pecador! 

Aguinaldo C. da Silva


    

       

Nenhum comentário:

Postar um comentário