sexta-feira, 7 de julho de 2023

A proposta de sermos deuses

 


     Alguns filósofos e visionários na atualidade afirmam que os seres humanos serão deuses num futuro próximo. Dentro da perspectiva secularista, para alcançar o sentido na vida, esta seria  uma boa opção. Entre as  coisas que  impedem a plena realização humana está a sensação de  finitude da vida, a falta de felicidade e a superação das precariedades do cotidiano. Ao ver de alguns, chegará o momento em que a humanidade se superará ou alcançará sua redenção pelos recursos da tecnologia e desenvolvimento civilizacional. Na visão destes a ciência será capaz  de produzir uma forma de  tornar-nos eternos. Mas está condição abriria uma série de desafios.  Como por exemplo: a superação do tédio de ser  eterno.  

    Por isto, surge a proposta de o homem  se sentir um deus para superar os desafios que naturalmente surgirão como fruto de seu próprio desenvolvimento. A Bíblia diz que Lúcifer ambicionou no céu pelo lugar ou posição de Deus. Na sua rebelião conseguiu apoio de um terço das hostes de anjos e ao vir para a Terra também envolveu o ser humano neste  projeto. 

    A revelação bíblica indica que só Deus é a fonte de vida eterna, ou seja, para ser eterno não basta apenas deixar de morrer. Se apenas deixarmos de morrer, biologicamente falando, chegaria o momento em que pediríamos a morte. Um conceito mais amplo de vida, que talvez não possamos definir plenamente agora, é o que se pode aplicar à vida eterna. E neste sentido só  Deus é capaz de conceder o dom da eternidade.

"Porque a vida foi manifestada, e nós a vimos, e testificamos dela, e vos anunciamos a vida eterna, que estava com o Pai, e nos foi manifestada." (I João 1:2).

"O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância." (João 10:10).

    Contrariamente à orientação bíblica há a proposta de "paz sem Cristo". Há movimentos ideológicos na contemporaneidade ostentando este lema, contudo sabemos que se trata de instrumentos ou armadilhas do inimigo de Deus para desviar as pessoas do caminho da salvação. Fico pensando que no cenário do grande conflito Satanás não faz proposta nova, mas apenas  repagina aquelas que já vem fazendo há milênios. 
    
    Nos dias atuais, quando o conforto e os prazeres tem esfriado a fé de muitos, surge ainda ideologias e pensamentos capciosos para enganar. No entanto fica claro que a proposta do evangelho é a única segura, capaz de produzir vida não somente no futuro, mas agora traz paz e sentido a esta vida que temos.

"Porquanto a vontade daquele que me enviou é esta: Que todo aquele que vê o Filho, e crê nele, tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia." (João 6:40).

Aguinaldo C. da Silva

   


Nenhum comentário:

Postar um comentário