sexta-feira, 6 de junho de 2025

Novo Censo demográfico indica aumento do número de Evangélicos no Brasil

 


O percentual de evangélicos no Brasil bateu recorde e chegou a 26,9% da população, revelaram dados do Censo 2022 divulgados nesta sexta-feira (6) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

📈No último Censo, em 2010, 21,6% dos brasileiros se declaravam evangélicos – o que mostra um aumento de 5,2 pontos percentuais. Em 1890, quando se começou a ter estatística sobre este grupo, apenas 1% da população se declarava evangélica.

📉Já o número de católicos chegou ao menor patamar da história56,7% dos brasileiros. Eles já foram 99,7% em 1872.

Quando se olha por faixa etária, o percentual de evangélicos sobe entre os mais jovens. Entre os brasileiros de 10 a 14 anos, 31,6% se declaram evangélicos. Entre os adolescentes de 15 a 19 anos, são 28,9%.




Saiba mais <aqui>


NotaNão podemos deixar de lembrar que o termo “evangélico” tem alterado sua conotação no decorrer das últimas décadas. Na primeira metade do século XX era mais forte o segmento dos evangélicos tradicionais. Já na segunda metade daquele século se tornou mais forte os evangélicos pentecostais e no século XXI o neopentecostalismo. Dentro deste segmento a característica que tem se tornado a tônica principal é as “igrejas coach”, que servem seus membros com uma gama de “benefícios” psicológicos e emocionais onde a ênfase está na teologia do EU e não na teologia da CRUZ. Assim sem querer desmerecer o que representa o termo “Evangélicos” na atualidade, a realidade dos fatos é que há um distanciamento da visão de outrora, sendo já quase imperceptível o espírito e o fervor da primitiva igreja do Senhor Jesus Cristo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário