sábado, 10 de fevereiro de 2024

Mentiras ou meias verdades o que é mais ofensivo a Deus?

 


    As vezes ficamos pensando no que mais ofende a Deus, seria um crime violento, um furto de grande quantia ou uma inominável blasfêmia? No Novo Testamento, em Atos 5, há o relato fatídico de Ananias e Safira. Ao ver de alguns, este relato deveria estar no Antigo Testamento, isto em virtude da severa ira de Deus diante de uma mentira. Milhares de interpretações e comentários foram feitos no decorrer dos séculos na tentativa de explicar  o que motivou esta ira divina. Pretendo expor alguns pontos e também caracterizar o porquê da odiosidade divina à certas atitudes humanas.

    Aparentemente Deus foi demasiadamente severo com quem dispôs a metade de uma propriedade como doação aos apóstolos e não a sua totalidade. Para Deus a ostentação de piedade ou de espiritualidade falsa parece algo muito grave. Por isto Jesus condenou a oração pública dos fariseus e demais atos que demonstravam uma aparente religiosidade porém pouca essência (Mat.6:5; 23:1-12). 

     Naqueles dias alguns seguidores da fé cristã estavam fazendo doações generosas, isto era bem vindo num momento crucial para a igreja que precisava se expandir no meio de severas perseguições e muitas dificuldades. A aparência de grande piedade poderia ser notada num gesto como este,  assim Ananias e Safira buscaram a "aparência de piedade" porém ao custo de uma mentira para alcançá-la. A atitude deles pode ser considerada como algo que dava a impressão de ser algo diferente daquilo que realmente era.

    Fico pensando se a reação de Deus ainda fosse hoje a mesma daqueles dias, seja em comissões de igreja e demais eventos onde, por vezes, há a ostentação de fé e piedade. Naqueles dias a atuação do Espírito Santo era muito intensa e participativa no meio do povo de Deus e se assim agisse hoje, com certeza, veríamos  muitos caírem mortos ao chão.

    Uma meia verdade que tenta impressionar, tentando parecer uma coisa  mas é outra, nada mais é que uma mentira odiosa, ainda mais quando isto acontece no ambiente religioso. Jesus disse que Satanás é o pai da mentira e aqueles que praticam a mentira são considerados filhos do diabo (João 8:44). Satanás sempre  usou o artifício da mentira, seja no Céu ao provocar uma rebelião, seja aqui na Terra ao enganar nossos primeiros pais com lisonjas e máscaras. Há um agravante contudo em relação aos que a praticam a mentira e são conhecedores dos princípios de Deus e ainda  professam alguma religiosidade. Neste caso há a presença de incoerência e hipocrisia, coisa que Jesus reputou como pedra de tropeço que impede as pessoas de entrarem no reino de Deus (Mat. 23:13). 

     Dizer que está doando seus préstimos na causa de Deus, mas na realidade está apenas se exibindo diante dos demais, escondendo o real interesse ou se aproveitando de uma situação para obter alguma vantagem é algo ignominioso a Deus. Nos dias de Ananias e Safira Deus agiu de certa forma para mostrar e deixar como exemplo que é repugnante aos seus olhos e não aceita esforços baseados na mentira ou na  verdade parcial. Aos que pretendem herdar as mansões celestiais devem manifestar a verdade em todas as dimensões da vida. Jesus disse à mulher samaritana junto ao poço de Jacó que Deus procura por adoradores que o adorem em espírito e em verdade.

    Acredito que o critério divino ainda não se alterou, porque Deus não muda (Malaquias 3:6). Assim como tratou a mentira e os mentirosos contumazes no passado, assim também tratará no futuro, no dia do juízo por ocasião de sua vinda em glória e majestade. A nós seus filhos cabe buscar a verdadeira regeneração e o aperfeiçoamento de carácter enquanto há tempo e a graça de Deus nos é outorgada. Logo virá o tempo no qual se cumprirá as palavras: "Continue o injusto a praticar injustiça, continue o imundo na imundície; continue o justo a praticar a justiça e continue o santo a santificar-se. (Apoc. 22:11). 

Aguinaldo C. da Silva


    

      

Nenhum comentário:

Postar um comentário