segunda-feira, 8 de janeiro de 2024

Perspectivas para 2024!

 


           A cada novo  ano se renovam as expectativas para o futuro e inúmeros prognósticos são feitos. Do ponto de vista de quem acredita e prega a breve volta do Senhor Jesus, os fatos que entram em análise são relacionados com a proximidade de Sua vinda. 

          Tivemos, nos últimos dois anos, o período  de maior transformação geopolítica global. Desde a queda do regime comunista na U.S.S.R e a posterior desintegração daquele bloco, não se viu mudanças tão rápidas e profundas no cenário político global. 

        Em 2024 a perspectiva é de agravamento não somente do conflito Rússia x Ucrânia, mas de outros que se formaram neste período, bem como das tensões políticas crescentes em diferentes regiões do globo terrestre. O adensamento destes conflitos demonstra o crescimento da polarização no mundo entre dois blocos assim definidos: de um lado o chamado eixo das ditaduras, formado por China, Rússia, Irã, Coreia do Norte, Venezuela; e de outro lado as democracias do Ocidente.  Neste cenário se prevê o aumento da instabilidade e do risco de uma terceira guerra mundial.

     Sabemos que Deus contém o ímpeto guerreiro e autodestrutivo dos homens, o que explica a preservação da humanidade até os dias de hoje. No Apocalipse  esta realidade aparece de forma simbólica na figura dos quatro anjos segurando os quatro ventos da Terra (Apoc.7:1). No entanto no final do capítulo onze de Daniel,  aparece o desfecho da última polarização da história, ou seja, o conflito final entre o rei do sul e o rei do norte. Dois poderes que irão conflitar no tempo do fim e um deles alcançara a supremacia.  Hoje há inúmeras interpretações sobre quem sejam estes dois poderes, aponta-se desde ideologias até poderes político-religiosos. Independente da definição exata, pois ideologias e poderes políticos estão intimamente vinculados, o mundo há de passar por uma reorganização da ordem de poder para que se cumpra as previsões feitas no capítulo 13 do Apocalipse. 

     A manutenção de um mundo multipolar seria muito instável e perigoso, por isto as principais lideranças do mundo ambicionam por uma ordem de poder global unificada. Este objetivo é visto como necessário não somente para se manter a paz entre os povos, mas para a superação dos grandes desafios da humanidade.

     Como já referi anteriormente em outros textos publicados neste blog, a hegemonia do poder político global no tempo do fim será exercida pelas potências do Ocidente, simbolizada pelos pés e dedos da estátua de Daniel 2. Dentro deste ponto de vista, espera-se que ocorra a consolidação do poder  nas mãos das potências da Europa e EUA. Quanto tempo decorrerá este processo e quais  mudanças  teremos não sabemos de forma exata. Mas neste ano de 2024 haverá eleições em diferentes  países, inclusive nos  EUA , que terão grandes consequências para o mundo. A eleição americana deste ano é apontada pelos especialistas em geopolítica como a  mais importante eleição do século XXI. 

       Sem recorrer a alarmismos ou  especulações desnecessárias, sabemos que caminhamos para os últimos momentos da história deste mundo e talvez Deus tenha que cadenciar um pouquinho o desdobramento dos acontecimentos para que seu povo se prepare. Com certeza seus anjos estão contendo  muitos eventos  catastróficos significativos, mas não sabemos por quanto tempo. A certeza é que  o preparo espiritual é a mais importante e necessária realidade para este tempo. 


Aguinaldo C. da Silva

                  



 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário