terça-feira, 9 de janeiro de 2024

2023 é confirmado como ano mais quente já registrado: 2024 pode bater esse recorde?

 O ano de 2023 foi confirmado como o mais quente já registado, impulsionado pelas mudanças climáticas causadas pelo homem e pelo fenômeno natural El Niño.

O ano passado foi cerca de 1,48ºC mais quente do que a média de longo prazo — antes de os seres humanos começarem a queimar grandes quantidades de combustíveis fósseis, afirma o serviço de clima da União Europeia.

Desde julho, quase todos os dias registraram um novo aumento na temperatura global do ar para esta época do ano, segundo análise da BBC.

As temperaturas da superfície do mar também superaram as máximas anteriores.

Estes registros globais mostram que o mundo está perto de descumprir os principais objetivos climáticos internacionais.

"O que me impressionou não foi apenas o fato de [2023] ter sido de recordes quebrados, mas sim a grande margem para quebra-los", observa Andrew Dessler, professor de Ciências Atmosféricas na Texas A&M University.

A margem de alguns desses registros – que se pode verificar no gráfico abaixo – é "realmente surpreendente", diz o professor Dessler, considerando que são médias de todo o mundo.

Um período excepcional de calor

Já se sabe que o mundo está muito mais quente agora do que há 100 anos, à medida que os humanos continuam a emitir quantidades recordes de gases com efeito de estufa, como o dióxido de carbono, na atmosfera.

Mas há 12 meses, nenhum grande órgão científico previu que 2023 seria o ano mais quente já registrado, devido à forma complicada como o clima da Terra se comporta.

Durante os primeiros meses do ano, apenas um pequeno número de dias quebrou recordes de temperatura do ar.

Mas o mundo registrou então uma sequência notável e quase ininterrupta de recordes diários no segundo semestre de 2023.

(BBC Brasil) - Saiba mais ...

Nota. Como já comentei em outra postagem, a natureza não negocia assim como os homens. No caso de crises políticas, por mais graves que sejam, através de negociações  consegue-se alguma pausa ou alívio. Já no campo ambiental, uma crise como a que verificamos agora, parece ser um processo irreversível, ainda que se fale na possibilidade de alguma contenção. A natureza é regida por um conjunto intrincado e  complexo de fatores, que se alterados ou colocados em desequilíbrio trazem consequências inevitáveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário