sexta-feira, 15 de dezembro de 2023

No que implica a Conversão

 


    Sob o ponto de vista cristão, conversão é uma mudança de princípios e propósitos que leva o crente à uma mudança de comportamento e atitudes. Estas passam a ser consoantes aos ensinamentos do Senhor Jesus que tem valores diferentes do mundo. 

    Jesus disse: " Se vós fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu, mas porque não sois do mundo, antes eu vos escolhi do mundo, por isso é que o mundo vos odeia." (João 15:19).

    O apóstolo João escreveu:"  Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo. " (1 João 2:16).

    O apóstolo Paulo disse: "Mas longe esteja de mim gloriar-me, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim e eu para o mundo. (Gálatas 6:14).

    Esta é uma realidade que deve estar presente na consciência e na mente de todo professo cristão. Não há compatibilidade entre os valores do mundo e o objetivo de seguir a Jesus. Temos que rejeitar uma forma de comportamento para seguir outra. Digo isto num tempo no qual muitos professos cristãos  pretendem conciliar o mundo com o caminho do Mestre. Como cristãos não podemos conciliar, mas devemos reformar o mundo. Seguir a Jesus implica numa mudança de ótica ou cosmovisão. Esta nova visão de mundo nasce da consciência que somos portadores de uma natureza carnal corrompida,  tendenciosa a praticar os frutos da carne (Gálatas 5:20-21).  Portanto, devemos optar pela renúncia, abnegação e desprezo a tudo aquilo que nos incita à vaidade, orgulho, exibição ou ostentação.

        A Bíblia recomenda-nos a vigilância e oração para não cairmos em tentação, sendo vítimas das ciladas do mundo. 

    "Eu vos escrevi, pais, porque já conhecestes aquele que é desde o princípio. Eu vos escrevi, jovens, porque sois fortes, e a palavra de Deus está em vós, e já vencestes o maligno.  Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. " (1 João 2:14,15).

   É importante colocar em evidência este aspecto do discipulado num tempo em que professos cristãos tem defendido um comportamento liberal,  praticando costumes mundanos e ao mesmo tempo  professando serem seguidores de Jesus. Há muitas advertências quanto a este comportamento dúbio. Jesus disse que não podemos servir a dois senhores, também disse que o caminho largo e permissivo leva à perdição enquanto o estreito à salvação. (Luc. 16:13; Mat.7:13).

    Se quisermos ser vencedores, verdadeiramente fiéis e receber o galardão no dia da volta de Jesus temos que resistir o mundo, seus apelos, encantos e engodos. Devemos com diligência e disciplina resistir as astutas ciladas de Satanás. Em nosso tempo tem florescido uma geração de crentes despreocupada  com o assunto de santificação, que se  consideram "descolados'", reputando as regras de disciplina espiritual como "nada a ver", achando que sendo "boas pessoas" já estejam completos. Ledo engano, o jovem rico ao dialogar com Jesus também achava que "sendo bom" já era o suficiente para a salvação, mas contudo era um idólatra. 

    A caminhada espiritual envolve o rompimento com os paradigmas do mundo, a identificação de ídolos e armadilhas sutis, além de disciplina diligente e sistemática. As vezes somos enganados pelas nossas percepções e raciocínios superficiais. A escritora Ellen White escreveu o seguinte: 

     "Compete-nos conhecer nossas deficiências e pecados específicos, que causam trevas e debilidade espiritual, e apagaram nosso primeiro amor. É o mundanismo? É o egoísmo? É o amor à vaidade pessoal? É a luta pela primazia? É o pecado da sensualidade que está intensamente ativo? É o pecado dos nicolaítas transformando a graça de Deus em lascívia? É o uso incorreto e abuso de grande luz, oportunidades e privilégios, fazendo afirmações jactanciosas de sabedoria e conhecimento religioso, ao passo que a vida e o caráter são incoerentes e imorais? Seja o que for que tenha sido acariciado e cultivado até tornar-se forte e dominante, fazei decididos esforços para vencer, do contrário estareis perdidos. (Review and Herald, 7 de junho de 1887).

    Um pouco duras e impactantes as palavras acima, mas carregadas de verdade e sabedoria. Somos salvos por Jesus, mas permanecer salvo requer cuidado e vigilância. Os incautos e desprevenidos serão frustrados por Jesus ao ouvirem dele as palavras: "Não vos conheço, apartai-vos de mim ...". Estiveram tão perto da salvação mas não fizeram o preparo necessário, sendo representados pelas virgens loucas da parábola que não alcançaram a salvação.

    Ainda é tempo de mudanças e transformações. Vivemos no fim do  tempo da graça e hoje podemos mudar a direção de nossa carreira espiritual. Oxalá estas palavras sejam proveitosas na caminhada daqueles que um dia verão com alegria e regozijo Jesus voltar nas nuvens do céu.


Aguinaldo C. da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário