terça-feira, 28 de junho de 2022

Ucrânia x Rússia - O que está por trás desta guerra e quem vencerá?

 

A guerra entre Rússia e Ucrânia não se trata de um mero conflito bélico entre duas nações. Por trás deste conflito há interesses supranacionais, ou seja, a busca pelo predomínio ou hegemonia global. As nações do oriente passaram a se expandir economicamente nas últimas décadas. A China saltou no ranking econômico dos países do 15º lugar na década de setenta,  para o 5º lugar em 2005  e depois para o  2º  lugar em 2010, onde permanece até hoje. E com este crescimento impressionante se estima que até 2028 ultrapasse os EUA, passando para o primeiro lugar no ranking das principais economias do mundo.

    O crescimento econômico  acompanhado pela expansão militar leva a ambição por maior influência política, seja no contexto regional ou mundial. Segundo o especialista em relações internacionais Heni Ozi Cukier, será inevitável um conflito militar  entre a China e a potência hegemônica atual, EUA. <veja aqui>. O conflito entre Rússia e Ucrânia abriu caminho para a antecipação desta realidade, sendo um teste de forças entre as potências do oriente e do ocidente, avaliando-se a possibilidade de uma transição de poder. 
    Há a impressão de que o ocidente leva certa vantagem nesta disputa, isto por conta do domínio econômico, especialmente pelo controle dos instrumentos que regulam a economia global. Mas  outros analistas consideram que que não será estabelecida uma nova ordem global inteiramente liderada pelos EUA e os países da Europa. Para isto estariam se mobilizando os países que integram o BRICS com intuito de criarem um novo fluxo econômico que não dependa das  potências do ocidente. 
   
     Parece ainda não muito claro como ficará a economia mundial dentro desta nova ordem mundial a ser estabelecida. No entanto, as profecias bíblicas   dão uma indicação clara do predomínio político das nações do Ocidente no tempo do fim. Na profecia de Daniel 2, ali o texto termina dizendo que "nos dias destes reis será lançado uma pedra que destruirá a estátua nos pés de ferro e de barro." (Daniel 2:34,35).
    A estátua do sonho do rei Nabucodonosor descreve em linguagem profética a passagem dos impérios globais que  surgiriam na história. O texto diz que  o lançamento de uma pedra   finalizará  a história deste mundo. Isto ocorrerá quando os reis ou povos que sucederam o último império mundial estiverem reinando. 
    Interpretamos que os dedos dos pés da estátua em parte de ferro e em parte de barro, sejam os 10 povos que surgiram no fim do império Romano e que resultaram  nas nações da Europa da atualidade. Enquanto estas nações estivessem tendo predomínio político, bem como a besta apocalíptica oriunda da terra (EUA), estivessem exercendo uma liderança na influência política, Cristo, a pedra da profecia, virá interromper a história, pondo um ponto final e estabelecendo uma nova era para a humanidade.
    
    A profecia de Daniel não fala de  um novo império mundial surgindo do oriente  ou de qualquer outra parte do globo terrestre no final dos tempos, mas diz que as nações que resultaram do império Romano ou que descenderam de sua cultura e religião estariam em evidência.
    Isto é algo notável dentro do escopo profético bíblico, indicando que estamos muio perto do fim  ou próximos de uma nova era para a humanidade. Talvez a volta de Cristo não se dê durante ou no final do conflito entre Rússia e Ucrânia, mas este evento com certeza se trata de um  desdobramento dos fatos que irão preparar o mundo para os eventos finais da história. 
    Para alguns há uma orquestração, por parte de uma suposta elite global, que desempenha um papel fundamental nos eventos  que estão mudando o mundo. Mas  o que a Bíblia nos revela é que estamos vivenciando o desfecho de um grande conflito que se iniciou no céu, no qual os verdadeiros orquestradores são agentes espirituais que influenciam e manipulam  os poderes humanos como pedras de um grande tabuleiro.


Aguinaldo C. da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário