quinta-feira, 22 de junho de 2023

Elevação do nível dos oceanos assusta cientistas da NASA

 

A NASA mostrou na sexta-feira (16) uma visualização que representa o aumento do nível dos oceanos na Terra nos últimos 2,5 mil anos. Exibidas em forma de animação, as imagens se baseiam em dados reais de marégrafos (instrumentos de medição do nível do mar) e também de altimetria dos satélites TOPEX/Poseidon, Jason-1, OSTM/Jason-2, Jason-3 e Sentinel-6 Michael Freilich.

Produzida pelo conhecido Estúdio de Visualização Científica da NASA (SVS), a animação simula o aumento do nível das águas a partir da perspectiva da escotilha de um barco. Os registros vão de 1993, data em que os satélites começaram a fazer esses registros, até fevereiro de 2022.

A descrição do vídeo diz que, “quando reproduzido em uma tela 4K de 85 polegadas, as marcações de medição no vídeo são precisas para o mundo real”. Embora o aumento possa parecer tímido — 9,85 centímetros — quando se considera o volume de água envolvido, temos uma elevação “sem precedentes nos últimos 2.500 anos ou mais”, diz a NASA.

Quais os impactos do aumento do nível dos oceanos na Terra?

Impulsionada pelas mudanças climáticas causadas pelo homem, a expansão do nível das águas dos oceanos do planeta tem pelo menos duas causas imediata. A primeira é a absorção do calor pelas águas e a segunda é o derretimento das geleiras na Groenlândia e da Antártica que, liquefeitas em um ritmo acelerado, impulsionam o enchimento dos mares.

O impacto dessas mudanças pode ser devastador. Não apenas regiões costeiras e áreas mais baixas serão afetadas, mas a elevação dos níveis do mar também poderá resultar em tempestades e inundações em áreas do interior dos países. As consequências nos assentamentos humanos vão de deslocamento de pessoas a danos na infraestrutura e na atividade econômica de atividades como turismo, pesca e navegação.

Alguns desses impactos já estão ocorrendo:

  • Inundações: em 2012, agravada pelo aumento do nível do mar, a passagem do furacão Sandy causou inundações generalizadas em Nova York, que resultaram no deslocamento de milhares de pessoas e prejuízos de bilhões de dólares;
  • Erosão: a cidade de Miami Beach, nos EUA, já perdeu cerca de três metros de praia desde a década de 1950, área que poderá dobrar até 2050;
  • Intrusão de água salgada: o problema, que afeta os aquíferos, já atingiu alguns países como Bangladesh, e regiões dos EUA, como Flórida e Califórnia;
  • Perda de biodiversidade: o problema está ocorrendo principalmente nos recifes de coral, um dos ecossistemas mais importantes da Terra, responsável por produzir uma quantidade significativa de oxigênio do planeta.
Fonte: msn.com

NOTA. Para alguns, a agenda ambiental é um pretexto para a implementação de engenharia social.  Pode ser que em algum momento isto ocorra, mas não podemos deixar de considerar que os problemas ambientais sejam de fato reais.  A questão ambiental é mais uma crise que pressiona os governos e instituições internacionais, além das questões políticas e econômicas. Com certeza, esta é a mais grave e preocupante problemática. Jesus profetizou esta questão  como uma causa de terror e medo para alguns no tempo do fim (Lucas 21.25). Tudo indica que as metas e acordos assinados não serão cumpridos e os objetivos não serão alcançados, no sentido de reverter o processo de degradação ambiental. As mudanças climáticas indicam que este processo será mais rápido que as previsões mostram, cumprindo assim a previsão de que os eventos finais serão rápidos, o que causará surpresa a muitos. Diante deste fatos, cabe aos cristãos cumprir seu  papel sendo o sal da terra e luz do mundo. Não somente estar preparado para a segunda vinda de Jesus, mas ajudar outros a se prepararem para este grande encontro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário