sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Cosmovisão Cristã X Cosmovisão Secularista

       Cosmovisão é a forma como um indivíduo vê ou percebe o mundo,  as pessoas e toda a realidade circundante. É a forma como desenvolvemos ou formamos os valores morais e espirituais. Nossas crenças são os elementos determinantes na visão do mundo e na interpretacão da vida. 
     A cosmovisão cristã preconiza um compromisso pessoal com uma base moral de fora. Os princípios divinos se expressam pela lei de Deus. Enquanto a cosmovisão secularista ou ateia tem no homem individualmente  sua própria base moral, fazendo assim uma visão autocentrada, relativista e individualista da realidade. 
      Por sua vez o Cristianismo apresenta uma ética baseada na solidariedade, na generosidade e no desenvolvimento do altruísmo. Outra premissa cristã considera que no mundo há  um grande conflito cósmico entre o bem e o mal influenciando todas esferas da vida. 
      A noção da queda do homem no pecado determina outros aspectos importantes da ética cristã, a saber: a modéstia e o recato, como formas de exercer a prudência frente a um ser humano moralmente vulnerável.   
      Em poucas palavras pode ser descrito as diferenças elementares do cristianismo frente a outras  cosmovisões hoje no mundo. Ainda destaca-se a noção  da origem humana pela  criação divina como elemento preponderante na valorização do ser humano como pessoa. Foi na época de maior expansão do ateísmo na Europa, capitaneado pelo florescimento do darwinismo e do marxismo, que  ocorreram os maiores genocídios e outras atrocidades contra os seres humanos naquele continente. Os horrores da segunda guerra mundial patrocinados pelos regimes do nazismo e do facismo, foram em grande parte inspirados no darwinismo social.
      Hoje a decadência moral, principalmente entre os jovens, é fruto do afastamento dos princípios cristãos, vistos como amarras morais obsoletas e dogmáticas. A profunda falta de sentido que tem levado os jovens às drogas e a outros vícios é fruto da cultura "paz sem Cristo"muito divulgada a partir da década de sessenta. 
       Os óculos da sociedade atual, que leva a mesma a celebrar sua liberdade com drogas, sexo e rock and roll,  não percebe quão fútil e o vazia está se tornando. O rompimento de todas amarras e princípios morais está tornando muitos jovens ocidentais revoltados, alguns nesta situação acabam indo para o radicalismo mulçumano.  Lideranças da sociedade já começam a perceber o atoleiro moral e existencial ao qual conduziram certas ideologias acariciadas no passado. A negação sistemática ao que ensina a Bíblia levou a uma trágica situação irremediável. 
        
      
Aguinaldo C. da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário