quarta-feira, 29 de setembro de 2010

O QUE NOS PRENDE?

Uma das questões cruciais para quem quer trilhar o caminho da fé, reside naquilo que nos prende ou impede a termos  uma vida espiritual ativa, frutífera e contagiante. Por que muitas pessoas chegam tão perto do reino de Deus, mas não adentram nele verdadeiramente?
Certa vez o rei Agripa, para o qual   Paulo testemunhou de sua fé, assim se referiu: "Por pouco me persuades a  me fazer cristão! " (Atos 26:28). A mensagem tocou em seu coração, o Espírito fez o convite, razão e emoção sentiram a necessidade. Mas algo se interpôs no caminho que impediu a mudança. As conveniências deste mundo, o querer agradar a carne na espectativa de que o mundo tem mais a oferecer que o reino de Deus, fizeram e fazem muitos retrocederem no caminho da fé.

Houve pessoas que chegaram a pertencer ao reino de Deus e receberam muitos dons, mas caíram no mesmo ardil. Entre estes estão: Demas,  Judas, Saul, Balaão e tantos outros. A perseverança se consegue  com uma entrega que deve ser renovada a cada dia. A cada dia temos uma realidade nova, com tentações diferentes em que as concupsciências da carne e a soberba da vida se apresentam sob nova roupagem. Isto é como  uma força gravitacional que nos atrai ao pecado, porque nossa natureza é de fato propensa ao pecado. Não podemos perder isto de vista. O Apóstolo Paulo disse:

"Antes subjugo o meu corpo, e o reduzo à servidão, para que, pregando aos outros, eu mesmo não venha de alguma maneira a ficar reprovado." (I Cor. 9:27).

Isto parece discurso de cristão asceta, mas na realidade demonstra a prudência que devemos ter para com as coisas que podem desviar o foco de nossa vida. Para alguns é o dinheiro, outros o sexo, as vaidades, etc...
O Apóstolo Paulo também dá o seguinte testemunho:

"Esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus." (Filip. 3:13,14).

Esquecer das coisas que para trás ficam é  ter abnegação, entrega, renúncia. É concentrar o foco da vida no alvo que nos está proposto e seguir em frente. Deixar de se envolver com  as ilusões e  as vaidades deste mundo e acreditar que aquilo que Jesus tem para os seus filhos é superior em dignidade e verdadeiro prazer.

nEle que é a fonte da paz e de todo bem!

Aguinaldo C da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário