quarta-feira, 23 de junho de 2010

Como conhecer e amar a Cristo?

Esta é a questão que resume toda a espiritualidade cristã. Se não temos fé e amor é porque não conhecemos e não nos relacionamos com a fonte de todos os dons. Ele que é o caminho a verdade e a vida, quer interagir com as pessoas, mas estas estão tão envolvidas em seus afazeres e prazeres do cotidiano, que não ouvem aquela voz suave dizendo: Onde estás, meu filho?
As vezes a vida passa tão depressa que não percebemos a fugacidade dela, não percebemos onde queremos chegar e o que realmente interessa nesta vida. Muitos acreditam que a soma de alguns momentos de alegria, é tudo que podemos almejar nesta curta passagem pela existência.
Pensadores e sábios do passado fizeram esta reflexão e alguns deles descobriram o que realmente pode sanar nossa sede da alma.
Davi disse: "Assim como o cervo brama pelas correntes das águas, assim suspira a minha alma por ti, ó Deus!" (Salmo 42:1). Um homem com poder, prestígio e com muitos recursos à sua mão, mas que sentia um desejo intenso de se encontrar com Deus. Este desejo de se aproximar do Criador caracterizou os profetas e santos homens no passado. Moisés, que foi príncipe do Egito, foi um dos que mais buscou a Deus. Chegou a pedir para ver a face de Deus enquanto falava com Ele. Se encontrar com Deus, ser íntimo de Deus, andar com Ele, foi a maior ambição dos heróis da fé em todos os tempos. A Bíblia narra que um homem, Enoque, andou 300 anos com Deus e um dia Deus o levou para si. (Gên. 5:24).
Poderia falar da vida de muitos outros homens de fé que tiveram muita intimidade com Deus, mas o que precisamos saber é como desenvolver este desejo e apartir daí dar um espaço em nossa vida para a espiritualidade e a prática devocional.
A verdade que não queremos admitir é que somos naturalmente inimigos de Deus. Teresa D'avila disse o seguinte: "Oh Deus, não te amo, nem desejo amar-te, mas desejo querer amar-te." Talvez hoje esta também seja nossa oração sincera. Mas ao menos já sentimos a necessidade de mudança, e este é o primeiro passo para encontrarmos a solução, que é a misericórdia de Deus agindo em nosso coração duro e empedernido.
Que Deus abençõe a todos!

A. C. Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário