domingo, 22 de maio de 2016

CONSTRUINDO A CONSCIÊNCIA CRISTÃ

     A época atual tem exigido a busca cada vez maior de discernimento, reflexão e ponderação. É fácil pender para qualquer extremo do liberalismo ou legalismo. Difícil é ser um cristão equilibrado, consciente e ao mesmo tempo fundamentado na palavra de Deus.
      Uma das questões mais importantes para os cristãos da atualidade é desenvolver uma consciência ética integrada às mudanças que se realizam hoje no mundo, cada dia mais globalizado e pluricultural. Fácil é se fechar num casulo cultural, se entrincheirar em posturas anacrônicas ou de uma mentalidade medieval. O desafio é manter uma consciência cristã diante de uma visão de mundo que se altera constantemente.
    Dentro deste espectro há algumas coisas que se tornam fundamentais. Uma delas é ter um conhecimento bem embasado das coisas ou das questões em voga. Frequentemente  vemos cristãos assumindo posições retrógradas por ignorarem aspectos de natureza científica ou psicológica importantes. 
   Outra questão é reconhecer as limitações do ser humano dentro do contexto do pecado. Muitas ideologias que surgiram ao longo da história foram descartadas ao serem colocadas em prática por sustentaram verdadeiras utopias. Se demonstraram inócuas por desconsiderarem a limitação humana ou ignorarem aspectos da natureza humana como a maldade. Conhecer as propensões do comportamento humano é fator essencial para estabelecer regras e códigos éticos a nível individual e social. Este mesmo fator é determinante para o cristão no estabelecimento dos seus limites ou escolha do padrão de santificação.
    Por fim, a interpretação correta da mensagem bíblica é outro fator importante para a construção da consciência cristã. Podemos dizer que a contextualização correta das verdades bíblicas na vida prática passa pela conjugação dos tópicos citados. A sabedoria envolve a inter-relação  dos aspectos mencionados, ou seja, para  alcançarmos o esclarecimento ou  uma mentalidade equilibrada precisamos fazer uma consideração ampla.
    Concluindo, ser cristão envolve mais que  sustentar dogmas ou doutrinas.  O foco do evangelho deve residir em Jesus e no amor que Ele nos transmite.  O alvo que Jesus nos passou envolve o ser integral. Observemos o sermão da montanha (Mateus 6).  
     A piedade com entendimento ainda é um alvo a ser buscado com afinco e diligência. Busque-mo-lo sempre! 

Aguinaldo C. da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário