quinta-feira, 6 de junho de 2013

Menos eu mais Ele!

O Apóstolo Paulo disse: "Não mais eu, mas Cristo vive em mim" (Gal. 2:20). Esta postura parece ser ridícula frente aos pressupostos do humanismo. Como poderei abdicar de minhas tendências, gostos e prazeres para viver os gostos e valores de outra pessoa? Esta anulação individual parece contrariar a lógica e o bom senso, pois afinal não deveria ir em busca do meu eu, das minhas peculiaridades e desejos?

Somos educados a seguir uma forma de pensar e agir, de repente nos deparamos com a necessidade de negar esta forma para imitar outra pessoa. Por mais absurdo que isto pareça, diariamente encontramos pessoas que passam por este processo que a Bíblia chama de "arrependimento". Pessoas que desistiram de si, de buscar satisfazer suas vontades, para seguir um perfil que consideram como modelo. Muitas delas são pessoas que buscaram os prazeres carnais ao extremo, obtendo sensações alucinantes, geralmente ligadas às drogas, sexo, urgias, etc...   Mas que eram infelizes,  vazias, sem sentido, com sentimento constante de inadequação ou sem paz. 

Em certo momento descobriram que Deus tinha um lugar especial em suas vidas e Jesus, a suprema revelação de Deus, lhes seria o guia nesta nova forma de viver. Uma descoberta contundente, mas comprovada em sua eficácia: Jesus pode mudar! Jesus pode dar alegria, paz, equilíbrio e sabedoria. Talvez se diga que outras pessoas que não conhecem a Jesus tenham estes mesmos dons. Mas só Jesus pode dar esperança, a esperança de que esta vida não se resume a isto aqui. Que a vida eterna é uma possibilidade real! 


Portanto a fórmula: menos eu mais Ele, não é absurda como parecia, ela é sim a forma de alcançarmos mais vida, ou desfrutarmos da vida verdadeiramente. Jesus disse: "Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância" (João 10:10)Ainda que pareça uma renúncia à vida, deixar certos vícios e prazeres egoístas,  isto é necessário para desfrutarmos da forma correta de viver, onde o amor é o tom e a atmosfera que rege nossas vidas. E só Jesus pode abastecer-nos deste dom.

Aguinaldo C. da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário