quarta-feira, 6 de julho de 2011

Por que a Natureza está Revoltada?

A Revista Planeta deste mês de julho de 2011, traz uma matéria destacando a grande mudança do clima nos últimos tempos sob o título "A Natureza dá o Troco". Os dados são alarmantes. Transcrevi alguns trechos abaixo expondo alguns dados:

"Eventos climáticos antes raros de ver estão, infelizmente, ficando cada vez mais visíveis. Em relação aos tornados, por exemplo, há décadas que os norte-americanos não viam um número tão grande desses fenômenos em abril - 292, segundo o Weather Channel, superando com folga o recorde anterior, de 267 em 1974 (a média do mês é 116). As tempestades mataram 350 pessoas em abril, depois que cerca de 200 tornados cortaram seis estados do sul dos EUA. Até 12 de junho o Storn Prediction Center, do National Weather Service, já contabilizava 1.238 tornados no país - quando a média anual até essa data é 688. No atual ritmo, de acordo com o Serviço Nacional de Meteorologia dos EUA, o número de vítimas de tornados este ano será o maior desde o início dos registros dessas ocorrências, em 1950.
Os recordes vêm ainda de outras partes do mundo. Desde o início de seus registros históricos de temperatura, Moscou nunca havia passado por um dia tão quente quanto em 29 de julho de 2010, quando os termômetros  no centro da capital russa atingiram 39º C. Ineditamente quente também foi a primavera australiana de 2010- e nunca choveu tanto no Estado de Queesland, no nordeste do país, quanto em dezembro do ano passado. As estraordinárias precipitações pluviométricas no Paquistão, durante o verão de 2010, e na região serrana do Rio de Janeiro, no Brasil, em janeiro de 2011, deflagraram os maiores desastres naturais desses países. Dezembro foi o mês mais frio na Grã-Bretanha e em muitas cidades da Suécia.
"Os extremos estão ficando mais extremos", diz o pesquisador José Marengo, do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Eventos extremos são aquelas ocorrências que ficam 10% acima ou abaixo de uma variável particular. Por exemplo, um volume de chuvas pode ser inferior a 10% da média, o que configura seca severa, ou 90% acima da média, o que vai resultar numa enchente histórica. É exatamente nessas pontas da tabela que as novidades climáticas tem aumentado nos últimos tempos - e seu impacto, em termos de vidas humanas e danos à propriedades, torna-se cada vez mais preocupantes."

NOTA. O artigo enfoca o aquecimento global como provável causa dos efeitos assoladores da natureza nos últimos anos. No entanto, acredito que a causa vai muito além desta. Tanto é, que há cientistas pondo em xeque a teoria do aquecimento global como provável causa. Além desta teoria não ser unanimidade, vemos que os fenômenos meteorológicos extremos tem subido de maneira desproporcional com a emissão de gases de efeito estufa, descaracterizando uma relação direta com os mesmos. O aumento alarmante de extremos do clima surpreendeu os próprios cientistas e demais autoridades no assunto, que esperavam um aumento mais gradativo.
Para o crente que está orientado na palavra de Deus não resta dúvida, todo este quadro é um grande sinal que este mundo não vai muito longe. Deus permite que tais fatos ocorram neste mundo marcado pelo conflito cósmico entre o bem e o mal, para alertar aqueles  que permitem ser tocados por Sua palavra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário