terça-feira, 26 de outubro de 2010

MUDANÇA NOS MARES E OCEANOS

Na edição do Fantástico do dia 17/10/2010 foi apresentada uma máteria sobre a alteração nos mares e oceanos. A reportagem começou apresentando o crescente degelo da Groenlândia. O volume de gelo jogado no mar no ano passado foi de 200 quilômetros cúbicos. Imagens fascinantes e, ao mesmo tempo assustadoras, mostram as geleiras se desmanchando na Groenlândia. Esta região se tivesse todo o seu gelo derretido aumentaria o nível dos oceanos em 7 metros. Os cientistas, que se surpreenderam com a rapidez das mudanças na Groenlândia, não sabem se o derretimento vai continuar acelerando. “É um caso no qual as mudanças estão acontecendo rápido demais para conseguirmos entendê-las”, admite Mark Sereeze.

Não que os cientistas não tentem. "Seguimos o gelo quebrado até pousar em frente à face dessa geleira. " - afirma  o cientista suíço Martin Lüthi, que está acampado para observar o desmoronamento da Jakobshavn.

A repórter Sônia Bridi pergunta como ela se comportou este ano. “Este ano foi excepcional. Ela sempre avançava na primavera até aqui e depois recuava. Ela se recompunha um pouco no inverno. Mas, este ano, no inverno, ela parou de avançar e agora tudo está se quebrando. Então, acho que vai piorar muito nos próximos anos”, diz o pesquisador.
A repórter pergunta como é testemunhar isso. “É assustador”, ele responde.

Outras reportagens tem destacado a mudança na orla marítima brasileira, onde a elevação do nível do mar se torna evidente. Um exemplo disto é a praia da Macumba-RJ (foto acima), em que a faixa de areia praticamente sumiu e o mar elevado em dias de ressaca estragou várias construções próximo à praia.

Outras entidades ambientais tem apresentado um quadro preocupante com relação ao comportamento da natureza nos últimos anos. De acordo com o Centro de Pesquisa Epidemiológica de Desastres (CRED, sigla em inglês), um orgão colaborador OMS, apenas de janeiro a outubro de 2005 quase 100 mil pessoas morreram em todo mundo por catástrofes naturais. O CRED controla na Bélgica, um arquivo de dados sobre desastres em âmbito mundial. Segundo esta entidade, o número desses eventos vem aumentado notavelmente a partir de 1900.

O ano de 2005 poderia ter entrado para a história como o período de maior número de catástrofes naturais. Mas não foi assim. Em 2006 houve registro de ainda mais catástrofes naturais. Markku Niskala, secretário geral da Cruz Vermelha Internacional, declarou que em 2007 houve um aumento de 20% de catástrofes em
relação a 2006. Alcançou-se a assustadora cifra de 500 cataclismos no mundo inteiro. Na atualidade calcula-se em 250 milhões o número de pessoas afetadas por desastres naturais a cada 10 anos. Na metade dos casos o elemento destruidor é a água.
Nota:
Jesus disse:"Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas; sobre a Terra, angústia entre as nações em perplexidade por causa do bramido do mar e das ondas; haverá homens que desmaiarão de terror e pela expectativa das coisas que sobrevirão ao mundo; pois os poderes dos céus serão abalados." (Lucas 21:25,26)
 "Assim também vós: quando virdes todas estas cousas, sabei que está próximo, às portas. (Mateus 24:33)


Fontes dos dados:
- Edição do Fantástico de 17/10/2010 
- Centre for Research on Epidemiology of Disasters, www.cred.be/.
- Markky Niskala Quotes, http://thinkexist.com/markku_niskala


Nenhum comentário:

Postar um comentário