domingo, 19 de novembro de 2017

Baraminologia e especiação rápida após o dilúvio

Nos últimos meses uma polêmica se instaurou na mídia, principalmente naqueles canais de divulgação parciais dominados pelo partidarismo evolucionista e ateu que, de maneira alguma, aceitam ter sua fé na teoria naturalista confrontada. Trata-se de um artigo publicado em uma revista científica estrangeira intituladaAcademia Journal of Scientific ResearchO periódico está avaliado, indexado e classificado na lista do Qualis Periódicos da Capes, sistema oficial de classificação da produção científica brasileira dos programas de pós-graduação, nas áreas de Biotecnologia, Ciências Biológicas II e Medicina I e II, o que por si só justifica a atenção dada ao artigo publicado. Vale lembrar que o estudo, até ser publicado, passou por várias etapas, tais como levantamento e sistematização de referenciais atuais sobre o tema, escrita e reescrita, inúmeras vezes, revisão de orientadores, especialistas, editores, enfim, toda uma rede de pessoas que tornou isso possível.

O artigo, cujo título é “Speciationin real time and historical-archaeological and its absence in geological time”, causou euforia e pânico geral devido ao fato de os autores serem proponentes da comunidade do design inteligente e do criacionismo. Inclusive eu, que escrevo este artigo, sou um dos autores dessa pesquisa. Mas do que se trata esse artigo? Por que ele foi tão polêmico assim?

Vale lembrar que ao longo de décadas tem havido uma confusão geral sobre o significado de espécies, comparações impróprias e erros de classificação dos seres vivos. Em artigo publicado na revista Science, por exemplo, Schwartz e Tattersall afirmam que esse milagre da multiplicação da nomenclatura das espécies foi longe demais. Diante disso, o artigo publicado por criacionistas e tedeístas vem apresentando evidências reais e atuais sobre uma revolucionária metodologia de estudo de classificação de espécies associada ao dilúvio bíblico, chamada de Baraminologia, ou, como mostra a própria raiz da palavra “baramin”, que deriva do verbo hebraico bara (criado) e min (tipo) – referindo-se a tipos básicos criados.

Segundo Reinhard Junker e Siegfried Scherer, “tipos básicos é uma unidade de classificação, um taxon, resultado do trabalho da descontinuidade sistemática como é observado na natureza”. Dito de forma simples, tipos básicos criados variabilizaram ao longo do tempo, desde o dilúvio, até chegarem ao que conhecemos hoje como subespécies. Os baraminologistas usam uma série de critérios metodológicos de adesão para determinar os limites dos grupos baramins, isto é, quais organismos compartilham um ancestral comum. De modo geral, os métodos mostram espacialmente graus de similaridade e de dissimilaridade entre grupos (descontinuidade morfogenética), e podem revelar informações taxonômicas úteis, distinguindo cada vez mais os fatores que dão probabilidade ou não de parentesco, aumentando assim sua contribuição em biologia aplicada a técnicas de melhoramento genético e estudo do comportamento evolutivo das populações.

terça-feira, 31 de outubro de 2017

Comemoração de 500 anos da Reforma Protestante

   Hoje faz 500 anos que Matinho Lutero afixou suas 95 teses na porta da igreja de Wittenberg, dando assim notoriedade ao movimento que ficou conhecido como Reforma Protestante.
   Apesar da revolução provocada no início, o ímpeto da mudança se arrefeceu no decorrer dos anos. Hoje os líderes que representam as partes em conflito, ou seja, igreja Católica e igrejas Protestantes, apenas pedem perdão pelo mal estar e violências ocorridas durante o período. 
    O site de notícias  o Globo   publicou parte do comunicado conjunto que fizeram os líderes protestantes e católicos durante a celebração, nesta terça-feira, dos 500 anos da Reforma.
      "Pedimos perdão por nossos fracassos, as formas com que os cristãos feriram o corpo do Senhor e se ofenderam uns aos outros durante os 500 anos transcorridos desde o início da Reforma até hoje, nos comprometemos a seguir nosso caminho comum (...), buscando um consenso substancial que permita superar as diferenças restantes que existem entre nós."

       Hoje os sucessores do movimento protestante dão a entender que os motivos que originaram o fato histórico não estão mais em relevância. O que foi defendido ao custo de sangue e sofrimento por seus pioneiros não tem mais a importância de outrora. Os interesses ecumênicos e conveniências políticas tomaram este lugar.
       Com certeza esta é uma situação que Lutero não almejou nem pretendeu, ou seja, de ver os princípios que nortearam a Reforma serem desprezados ao troco de uma união idealizada.
       Esta mudança de atitude por parte dos líderes da Reforma Protestante se deu em função de terem abandonado o cerne da própria Reforma, ou seja,  não deram continuidade ao processo  iniciado de retorno às verdades bíblicas.
       No processo de redescoberta das verdades bíblicas, depois do longo período de apostasia do cristianismo, muitos grupos e movimentos fizeram parte desta obra. Grupos como luteranos, calvinistas, batistas e metodistas se acomodaram em torno de suas conquistas e deixaram de buscar a verdade da Palavra de Deus como o bem maior. 
        Por meras conveniências  políticas vendem sua "primogenitura", o que interessa é o bom relacionamento e a mútua aceitação uns dos outros e não mais as verdades que os distinguem. Até certo ponto este é um objetivo a ser buscado, devemos procurar a paz e o respeito entre as igrejas sempre, mas nunca abrir mão do que se pensa acerca da verdade relevada de Deus.
          Pelo que está apresentado no Apocalipse, esta "Babilônia" religiosa que está se erguendo no mundo cristão terá seu ápice num futuro próximo. Tal fato vai distinguir os verdadeiros seguidores de Cristo, o Cordeiro, dos demais seguidores da Besta. Pelo que noto  isto não vai muito longe. Só os que estiverem firmemente fundamentados na Bíblia e com o propósito solidificado em seguir a vontade de Deus irão resistir a tal engano.

Aguinaldo C. da Silva
     

sábado, 16 de setembro de 2017

Como medir o crescimento espiritual

A dificuldade de mensurar o crescimento espiritual é um dos grandes desafios da vida cristã. Muitos demonstram-se ansiosos por experimentar a presença de Deus de maneira mais marcante. Em alguns casos, essa sede espiritual chega a esbarrar em uma certa frustração quando esse “algo mais” não é percebido na experiência com Deus.
O fato de a vida espiritual não ser mecânica a torna difícil de ser medida. A própria tentativa de definir espiritualidade já é uma tarefa árdua. Uma das causas de frustrações na busca por uma vida espiritual mais robusta é exatamente essa subjetividade. A conversa entre Jesus e o jovem rico, registrada nos evangelhos, revela exatamente esse dilema: “Que farei de bom parar ter a vida eterna? […] A tudo isso [mandamentos] tenho obedecido. O que me falta ainda?” (Mt 19:16,20).
O ponto central da resposta de Jesus – “venda os seus bens e dê o dinheiro aos pobres, e você terá um tesouro nos céus. Depois, venha e siga-me” – é que espiritualidade não tem que ver simplesmente com tarefas, metas, objetivos, competência ou perfeição, mas com relacionamento, intimidade e conexão.
Embora relacionamentos sejam subjetivos, ainda assim são mensuráveis. Porém, eles necessitam de métricas diferentes para a avaliação de sua eficácia.