sexta-feira, 24 de junho de 2016

Reino Unido vota pela saída da União Européia

A União Europeia é uma união econômica e política criada após a 2ª Guerra Mundial. O bloco funciona como um mercado único, com livre circulação de pessoas, bens, serviços e capitais. Formado por Inglaterra, Escócia, Irlanda do Norte e País de Gales, o Reino Unido começou a fazer parte da União Europeia em janeiro de 1973.
O Reino Unido, no entanto, não faz parte da zona do euro – formada pelos países que têm o euro como moeda oficial. Dentre os 28 países do bloco europeu, 19 compartilham a moeda única. Os britânicos continuam usando a libra esterlina.
Até hoje, nunca um país membro deixou a união política e econômica dos países que formam a União Europeia. Em 1975, houve um referendo muito parecido com o de agora no Reino Unido, mas venceu a permanência no bloco com larga vantagem: 67% dos votos.
Há forte preocupação de que o voto pela saída tenha o efeito dominó, com outros países organizando consultas similares. Marine Le Pen, da extrema-direita francesa, afirmou que seu desejo é que cada país faça uma votação popular sobre a pertinência da União Europeia.
"Como peço há anos, agora é necessário o mesmo referendo na França e nos países da União Europeia", afirmou a líder da Frente Nacional na França pelo Twitter. Na Holanda, o chefe do Partido da Liberdade e membro do Parlamento, Geert Wilders, escreveu: "Agora é a nossa vez! Hora de um referendo holandês! #ByeByeEU".
Fonte: G1
Nota. Este fato, ou seja, a saída do Reino Unido da União Europeia, traz a possibilidade  do  esfacelamento completo do bloco. O quadro que se delineia está em consonância com a profecia bíblica de Daniel capítulo 2. Lá diz que os pés e os dedos  em parte de ferro e em parte de barro pertencentes a estátua do sonho de Nabucodozor, que representa as nações da Europa que descenderam do Império de Roma, jamais iriam se unir para formar um novo reino. A mesma profecia  afirma que tentativas seriam feitas sem êxito para este fim. Desde muitos séculos tem sido feitas tentativas para unir a Europa. Algumas através de guerras, outras através de casamentos entre nobres das famílias reais, mas nenhuma surtiu efeito. Pelo que vemos mais uma tentativa, a União Europeia, não vai perdurar. Mais uma vez a Palavra de Deus, a Bíblia sagrada, demonstra ser fidedigna ou confiável. Se aproxima rapidamente o dia em que a pedra (volta de Cristo) apresentada na referida profecia, vai atingir a estátua (reinos deste mundo), para estabelecer um reino eterno o qual não será jamais destruído e que terá paz e perfeita ordem.  

quinta-feira, 23 de junho de 2016

Novo estudo afirma que perdoar faz bem à saúde

De acordo com um novo estudo publicado na revista Journal of Health Psychology,perdoar a si mesmo e aos outros pode protegê-lo do estresse e do efeito que ele causa na saúde mental.
Os pesquisadores analisaram os efeitos do estresse crônico na saúde mental das pessoas, e descobriram como os indivíduos misericordiosos são afetados em comparação com aqueles que não costumam perdoar. Para fazer isso, eles pediram que 148 jovens adultos preenchessem um questionário avaliando seus níveis de estresse durante a vida, sua tendência a perdoar, e sua saúde física e mental.
Como era esperado, pessoas com uma maior exposição ao estresse ao longo de suas vidas apresentaram uma saúde física e mental pior. No entanto, os pesquisadores também descobriram que se as pessoas possuem uma tendência maior para perdoarem a si mesmas e aos outros, esta característica praticamente eliminava a conexão entre o estresse e doenças mentais.
“Ela é quase completamente apagada — estatisticamente, é zero,” diz Loren Toussaint, autor do estudo e professor associado de psicologia na Luther College em Iowa, Estados Unidos. “Se você não tende a perdoar, acaba sentindo os efeitos brutos do estresse de uma maneira não mitigada. Você não tem um amortecedor para o estresse.”
Ainda é preciso determinar como uma personalidade misericordiosa protege uma pessoa dos males causados pelo estresse severo. Os pesquisadores especulam que pessoas mais propensas a perdoar podem adotar habilidades de enfrentamento melhores para lidar com o estresse, ou sua reação diante de fatores altamente estressantes pode ser menos intensa.
A amostra de participantes do estudo é pequena, e mais pesquisas são necessárias para entender completamente os benefícios do perdão. Apesar disso, Toussaint diz que acredita “100%” que a capacidade de perdoar pode ser aprendida. Muitos terapeutas trabalham para cultivar o perdão em sessões com seus pacientes, diz ele, e sua própria pesquisa anterior mostrou que rezar ou meditar brevemente a respeito do perdão pode ajudar as pessoas a relaxarem um pouco.
“O perdão faz com que a conexão entre o estresse e as doenças mentais fique próxima de zero,” diz ele. “Eu acredito que a maioria das pessoas quer se sentir bem, e o ato de perdoar oferece a elas a oportunidade de conseguir isso." 
TIME via Yahoo
Nota. O perdão é proveniente de Deus. Nós podemos perdoar porque Ele nos perdoou primeiro. Quantas pessoas sofrem os males e as consequências nefastas do não perdão! São lares desfeitos e relações rompidas por falta de um gesto nobre que leva ao fim da ira, providenciando a reconciliação. Este ato beneficia tanto a saúde psicológica quanto física, e acima de tudo agrada ao Pai celestial. 

quarta-feira, 1 de junho de 2016

O juízo pré-advento

     Este é um assunto que tem provocado muita incompreensão por parte de muitos estudiosos da Bíblia. Meu objetivo aqui não é elucidar todos os aspectos deste ícone da doutrina adventista, mas expor a viabilidade teológica do tema, a partir de uma leitura refletida sobre alguns textos bíblicos. Uma análise meticulosa do livro de Apocalipse lança luz sobre o assunto, tornando o tema propício de ser assimilado. O primeiro deles é Apocalipse 3 verso 5. Lá esta escrito:
O que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; e confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante de seus anjos.”
Neste texto o crente é apontado como um combatente, se há vencedores isto indica que há luta. O apóstolo Paulo também se refere à carreira cristã como o “combate da fé” (II Tim. 4:7). Só é possível saber quem é vitorioso depois de encerrada a luta, não podemos determinar isto durante a prova.  O autor do Apocalipse está dizendo que os crentes ou todos aqueles que ingressaram para o Reino de Deus, serão em algum momento após a jornada da fé, olhados pelo seu Senhor, e somente os vitoriosos serão mantidos no livro da vida, ou seja, não terão seus nomes riscados. Um momento de selamento, onde a posição de salvo se torna definitiva e não mais haverá  a possibilidade de reversão.  Alguém poderá dizer que este momento seja logo após a morte. Mas o mesmo livro de Apocalipse diz que haverá um momento definido para este julgamento. “E iraram-se as nações, e veio a tua ira, e o tempo dos mortos, para que sejam julgados ...” (Apoc11:18).
Com relação ao julgamento diante do trono branco (Apoc20:11-15), é dito: “E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo.” (Apoc. 20:15). Aí a questão não gira mais em torno de se manter ou riscar o nome do livro da vida, mas em apenas verificar se o nome está escrito no livro da vida. Isto nos leva a inferir que o momento de se verificar quem irá permanecer com o nome no livro da vida não será após o milênio, nem durante o mesmo, pois neste tempo a igreja já estará no Céu participando de um outro julgamento, o de Satanás e dos ímpios (I Cor. 6:2-3). Assim sendo, o momento em que os justos serão apresentados diante da platéia celestial será antes do segundo advento de Cristo à Terra.
Na Parábola das Bodas (Mateus 22:1-14), Jesus ratifica esta idéia, os convidados são observados nas cortes celestiais e os que não têm a veste nupcial serão lançados fora. A Parábola das 10 virgens também enfatiza esta verdade. As virgens loucas também aceitaram o convite, permaneceram lado a lado com as virgens prudentes, até recebem o azeite, mas não o guardaram devidamente e por isto não foram recebidas pelo noivo.
A grande maioria dos evangélicos consideram esta doutrina incompatível com a justificação pela fé. Talvez o problema esteja na compreensão do fenômeno da salvação.  Somos salvos quando nos encontramos com Cristo e recebemos Sua graça, mas o permanecer na graça depende de como nos relacionamos com Cristo. Neste caminho há sinergismo, interação; não somos salvos compulsoriamente. O ouvir e atender a voz do Espírito Santo depende de nós. A Bíblia diz que aquele que perseverar até o fim este será salvo (Mateus 10:22). A compreensão da salvação sem este último elemento cria um conceito deturpado da graça. Um conceito de que eu não preciso vigiar, exercer fé, perseverar nas provas.
Muito ao contrário de ser um julgamento para se encontrar méritos pessoais para a salvação, este é um julgamento para ver quem permaneceu firme no relacionamento com Cristo. Apesar de o rompimento deste relacionamento já trazer consequências imediatas; perante as hostes celestiais haverá um dia em que as coisas serão colocadas às claras (Romanos 2:16; Hebr. 4:13; 10:30; Apoc. 3:5; Exodo 32:33). 
           

Aguinaldo C. da Silva


terça-feira, 31 de maio de 2016

CRIACIONISMO, FIXISMO E EVOLUCIONISMO


   Se analisarmos tanto o evolucionismo quanto o criacionismo ambos usam dois tipos de conhecimentos, o científico e metafísico. Não existe, portanto empirismo puro em nenhum deles. No evolucionismo se utiliza o naturalismo filosófico, que seria o componente não científico ligado ao evolucionismo. 
    Muitos dizem que o criacionismo, referido na Bíblia, no livro do Gênesis, defende que os seres vivos foram criados por uma entidade divina, num único ato de Criação e com as mesmas características dos seres vivos atuais. A diversidade biológica é vista como uma evidência de que o Criador teria planejado cada espécie com um determinado fim, sendo estas perfeitas e imutáveis, o que seria o conceito fixista. Mas o criacionismo realmente é fixista? Realmente não. O criacionismo entende que o termo de espécies mencionado na bíblia não significa o mesmo termo de “espécie” utilizado hoje na Taxonomia biológica.
     Segundo o criacionismo no contexto bíblico o termo espécie significa um tipo básico que hoje abrangeria espécie, gênero e até família, sendo que o conceito espécie bíblico tem um significado muito mais abrangente do que o significado do termo espécie usados pela biologia. O fixismo é uma ideia que não existe mais, acreditar que toda biodiversidade atual provêm de uma criação original que não sofreu mudanças, não faz sentido, houve variação continua havendo variação, mas dentro de limites. A evolução diz da variabilidade sem limites numa única árvore, começando num ancestral comum e depois se ramificando. No criacionismo seria uma floresta de árvores onde há variação, mas não existe uma única origem, e sim vários seres, tipos básicos (o que chamamos de espécies com DNA matriz) através dos quais realmente houve variação. Seria uma microevolução em que podem ser observados diretamente, os criacionistas concordam que esta ocorre, mas não macroevolução
      De alguma forma o criacionismo não discorda de tudo na teoria de Darwin, a seleção natural, por exemplo, é um processo real e explica bem certos tipos limitados de variação, mudanças em pequena escala, de fato temos inúmeros exemplos para isso. Ela só não se encaixa bem ao tentar explicar o que Darwin achava que poderia, a complexidade real da vida. Tem-se o bico do tentilhão, e tem-se o próprio tentilhão, uma mudança pequenina na forma do bico (microevolução) versus a origem do próprio organismo (macroevolução). O problema principal para a biologia é entender exatamente onde a seleção natural funciona e onde não funciona.

segunda-feira, 30 de maio de 2016

Papa compara a tentativa de conquista do Islã com a comissão evangélica de Jesus

"Hoje, eu não acho que há um medo do Islã como tal, mas sim do ISIS e sua guerra de conquista, que é parcialmente retirada do Islã", disse ele ao jornal francês La Croix. "É verdade que a ideia de conquista é inerente à alma do Islã, no entanto, também é possível interpretar o objetivo no Evangelho de Mateus, onde Jesus envia seus discípulos à todas as nações, em termos da mesma ideia de conquista."

O Papa também disse que "temia" ouvir sobre as "raízes cristãs da Europa", porque, para ele, eles assumem "conotações colonialistas" e pediu aos países europeus para "integrarem" os migrantes muçulmanos no continente.


"Essa integração é ainda mais necessária hoje, já que, como resultado de uma busca egoísta de bem-estar, a Europa está enfrentando o grave problema de uma taxa de natalidade em declínio", afirmou. "Um vazio demográfico está se desenvolvendo."


Suas opiniões são surpreendentemente semelhantes aos de Iman Sheikh Muhammad Ayed, que disse que os muçulmanos devem explorar a crise migrante para reproduzir-se com os europeus e "conquistar seus países."


"A Europa tornou-se velha e decrépita e precisa de reforço humano... eles não são motivados por compaixão para com o Levante, seu povo e seus refugiados... em breve, vamos atropelar eles sob os pés, se Alá quiser", afirmou. "Em toda a Europa, todos os corações estão alucinados com o ódio contra os muçulmanos. Eles desejam que estivéssemos mortos, mas eles perderam sua fertilidade, portanto, ele procuram pela fertilidade em nosso meio."


"Vamos dar-lhes a fertilidade! Vamos reproduzir filhos com eles, porque nós devemos conquistar seus países!"


Papa Francis também promoveu o socialismo durante a entrevista.


"Um mercado completamente livre não funciona", afirmou. "Os mercados em si são bons, mas eles também exigem um ponto de apoio, uma terceira parte, ou de um estado para monitorar e equilibrá-los."


"Em outras palavras, [o que é necessário é] uma economia social de mercado."


fonte: anovaordemmundial



Nota. É no mínimo surpreendente para não usar outros termos mais contundentes, o fato de o supremo líder católico comparar a campanha jihadista de conquista do mundo, por parte do ISIS, ao mandado missionário de Jesus aos discípulos. O Papa denota ter uma mentalidade anticristã secularizada. Uma posição que para viabilizar o macroecumenismo,  acaba sacrificando ou ignorando  as convicções fundamentais no Evangelho que um cristão verdadeiro deve possuir. 


domingo, 22 de maio de 2016

CONSTRUINDO A CONSCIÊNCIA CRISTÃ

     A época atual tem exigido a busca cada vez maior de discernimento, reflexão e ponderação. É fácil pender para qualquer extremo do liberalismo ou legalismo. Difícil é ser um cristão equilibrado, consciente e ao mesmo tempo fundamentado na palavra de Deus.
      Uma das questões mais importantes para os cristãos da atualidade é desenvolver uma consciência ética integrada às mudanças que se realizam hoje no mundo, cada dia mais globalizado e pluricultural. Fácil é se fechar num casulo cultural, se entrincheirar em posturas anacrônicas ou de uma mentalidade medieval. O desafio é manter uma consciência cristã diante de uma visão de mundo que se altera constantemente.
    Dentro deste espectro há algumas coisas que se tornam fundamentais. Uma delas é ter um conhecimento bem embasado das coisas ou das questões em voga. Frequentemente  vemos cristãos assumindo posições retrógradas por ignorarem aspectos de natureza científica ou psicológica importantes. 
   Outra questão é reconhecer as limitações do ser humano dentro do contexto do pecado. Muitas ideologias que surgiram ao longo da história foram descartadas ao serem colocadas em prática por sustentaram verdadeiras utopias. Se demonstraram inócuas por desconsiderarem a limitação humana ou ignorarem aspectos da natureza humana como a maldade. Conhecer as propensões do comportamento humano é fator essencial para estabelecer regras e códigos éticos a nível individual e social. Este mesmo fator é determinante para o cristão no estabelecimento dos seus limites ou escolha do padrão de santificação.
    Por fim, a interpretação correta da mensagem bíblica é outro fator importante para a construção da consciência cristã. Podemos dizer que a contextualização correta das verdades bíblicas na vida prática passa pela conjugação dos tópicos citados. A sabedoria envolve a inter-relação  dos aspectos mencionados, ou seja, para  alcançarmos o esclarecimento ou  uma mentalidade equilibrada precisamos fazer uma consideração ampla.
    Concluindo, ser cristão envolve mais que  sustentar dogmas ou doutrinas.  O foco do evangelho deve residir em Jesus e no amor que Ele nos transmite.  O alvo que Jesus nos passou envolve o ser integral. Observemos o sermão da montanha (Mateus 6).  
     A piedade com entendimento ainda é um alvo a ser buscado com afinco e diligência. Busque-mo-lo sempre! 

Aguinaldo C. da Silva

quarta-feira, 6 de abril de 2016

O GRANDE DEBATE NOS TEMPOS FINALÍSSIMOS DA HISTÓRIA DA IGREJA

         No final da história da igreja e na iminência da volta de Jesus, os cristãos se deparam com um impasse: o que fazer para  romper com a mornidão espiritual e a falta de vigor na fé? Muitos cristãos se sentem desmotivados com o ambiente de suas igrejas. Com o culto insípido e frio de algumas congregações.
        A maior carência é de um encontro real com Deus e para isto incorrem alguns fatores, tais como: reconhecimento da Bíblia como a suprema fonte da palavra de Deus e obediência plena aos ditames desta palavra.
         O cristianismo se dividiu em diversos setores com tendências discutíveis e algumas até reprováveis. Alguns apelam para um culto carnal e eminentemente sentimental, outros adotaram o liberalismo teológico  para satisfazer as conveniências do ser humano. Estabelecer um  equilíbrio entre razão e emoção e ao mesmo tempo ter uma postura ética que contemple a verdadeira piedade são alguns dos alvos dos discípulos atuais.
          Este tem sido, nos últimos dias, o foco das minhas reflexões e parece que vai continuar sendo por um bom tempo.

quinta-feira, 31 de março de 2016

Bispo da Universal, agora é Adventista do 7o Dia - Renato Suhett



Nota. O testemunho do bispo Renato Suhett é  extremamente revelador, além de outras coisas expõe  a realidade dos bastidores do mundo evangélico no Brasil.

quarta-feira, 9 de março de 2016

A Graça em foco

Uma das dificuldades dos cristãos atuais é perder de vista o evangelho da graça, se distraindo ou focando outros aspectos do discipulado também importantes, mas que não podem ocupar o espaço da consciência da graça de Deus em nossa vida. Abaixo está um vídeo dando dicas de leitura para que o crente possa crescer no conhecimento da graça de Deus.


quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Ondas gravitacionais Deus e a Evolução

      As ondas gravitacionais tiveram comprovação  científica no início do mês de fevereiro do corrente ano (2016). Por experimento científico foi comprovado algo que já era aceito na teoria. O fato está relacionado com a teoria da Relatividade Geral proposta pelo físico Albert Einstein em 1915. Em termos gerais a referida teoria afirma que o espaço e o tempo constituem uma entidade geométrica unificada, ou seja, além das três dimensões espaciais conhecidas (altura, largura e profundidade) agrega-se uma quarta, o tempo. A teoria da Relatividade Geral é um avanço da teoria da Relatividade Especial proposta em 1905. Esta expôs a variação do espaço e do tempo para o sistema de referência conforme este se aproxime ou se distancie da velocidade da luz no vácuo. Porém ainda não reconhecia os efeitos  gravitacionais  que geram a noção de espaço-tempo curvo.
        A constatação desta realidade, ou seja, que o tempo e o espaço variam, foi um dos elementos fundamentais para a formulação da teoria do Big Bang. Teoria esta que estabelece a origem do Universo a partir de uma explosão cósmica que deu origem a tudo, inclusive ao espaço e ao tempo.
      A partir da definição que o espaço e o tempo tiveram uma origem como os demais elementos da natureza, pressupomos que Deus seja atemporal. Pois se Deus é a causa da criação do Universo, Ele não pode estar condicionado como se fosse mais um elemento do Cosmos. Esta é uma discussão que ainda  remanesce em alguns círculos, no entanto  não cabe mais tal discussão hoje. Pois  é absurdo propor que Deus seja temporal frente a ideia de que Ele transcenda a sua própria criação.
   
      Com o avanço da ciência deveria diminuir o conflito entre ciência e religião.  O que atrapalha o progresso desta aproximação talvez sejam as posições inflexíveis de cada parte. Por um lado estão um grupo de cientistas que repudiam qualquer menção a  Deus na concepção do Universo e de outro estão alguns religiosos que repudiam certos fatos evidenciados por estudos e descobertas científicas.
       Uma análise razoável poderia considerar a explosão inicial, apontada na teoria do Big Bang, como parte do processo criativo de Deus.  Talvez este fato possa ser o que ocorreu após a primeira ordem divina: "haja luz".
        Seguindo este raciocínio, a evolução das espécies pode ser o instrumento divino para fazer a vida chegar a todos os rincões do mundo em seus mais diferentes ambientes e situações. Portanto um processo criativo dinâmico que se estendeu além da semana da criação para que a vida alcançasse todos os recônditos do globo terrestre, redundando numa riqueza de variedades que nos enche de admiração. 
       Acredito que o processo evolutivo não seja um fenômeno tão abrangente e radical que tenha gerado o ser humano de uma espécie inferior, nem que todas as espécies sejam provenientes de um ancestral comum.   Tudo leva a crer que o processo evolutivo de algumas espécies foi possível a partir de uma capacidade conferida aos tipos básicos de animais e vegetais estabelecidos na semana da criação, que com o passar do tempo se modificaram e se dividiram em novas espécies e subespécies ao sofrer a ação de certos fatores, entre os quais os relacionados as condições ambientais.          Acredito que esta visão de como a vida foi criada e se desenvolveu em nosso mundo, que concilia  alguns postulados da ciência moderna com o relato  bíblico da Criação,  em nada desqualifica  o Grande Criador como autor desta obra maravilhosa.

Aguinaldo C. da Silva