quarta-feira, 27 de julho de 2016

As implicações do caminho !

      "Qualquer que procurar salvar a sua vida perdê-la-á e qualquer que a perder salvá-la-á. (Luc. 17:33). No Reino de Deus convive-se com o paradoxo de que achar a vida é perdê-la, e perder a vida por Jesus é achá-la. Esta opção de vida leva o seguidor de Jesus a uma disposição de limitar-se tanto quanto necessário: "Se tua mão te faz tropeçar, corta-a; pois é melhor entrares maneta na vida do que, tendo as duas mãos, ires para o inferno, para o fogo inextinguível (onde não lhes morre o verme, nem o fogo se apaga). E se teu pé te faz tropeçar, corta-o; é melhor entrares na vida aleijado do que, tendo o dois pés, seres lançado no inferno (onde não lhes morre o verme nem o fogo se apaga). E se um dos teus olhos te faz tropeçar, arranca-o; é melhor entrar no Reino de Deus com um só dos teus olhos do que, tendo os dois, seres lançado no inferno".
    
     Este modo de vida exige espírito voluntário. Entretanto, no texto onde Jesus ensina maneiras de se imporem limites, raia a luz da mais intensa expansão e liberdade. A mão, pé ou olho amputado são do discípulo mas não são o discípulo. O cristão que se limita por causa do Reino de Deus continua inteiro, completo, pleno. Outra surpresa diante da qual Jesus nos coloca é que essa aparente castração é o caminho para a verdadeira vida (a palavra vida aparece duas vezes no texto como resultado desses atos). Resta-nos a constatação de que aqueles que rejeitam essa limitação vão plenos para o inferno. E a última estranheza da sabedoria de Jesus é que aquele que se apodera de menos (mão), anda por caminhos menores (pés), e vê menos (olho), é quem vai se apoderar de mais; é quem entrará no céu e verá a glória de Deus no Reino eterno.
    
     As implicações de cada uma dessas lições afetam os negócios, os sentimentos, os relacionamentos e as ambições do cristão. Não se trata de autoflagelação, mas de autolimitação não patológica produzida pela certeza de que tudo aquilo que faz tropeçar tem que ser evitado. O discípulo, para aprender de Jesus, tem que ter a palavra do Mestre como o ponto de partida, o ponto de apoio, o ponto de referência, o ponto de vista e o ponto de chegada. "Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica, será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, que não caiu, porque fora edificada sobre a rocha". O discípulo tem que estruturar a sua vida única e exclusivamente sobre a Palavra de Deus. Não há outra base. Seus pontos de vista são os de Deus. Sua estrutura é a verdade do reino de Jesus. As opiniões próprias são sepultadas quando alguém se dispõe a ser um aprendiz do Mestre. Importa ter a mente de Cristo e não aceitar viver de outra maneira que não seja sobre as bases do ensino do Senhor Qualquer outra obsessão termina quando começa o discipulado. Nele só há lugar para a sadia obsessão do Reino de Deus. Nem afazeres, nem compromissos, nem qualquer relacionamento humano podem tomar o lugar e a importância do convite de Jesus.


segunda-feira, 25 de julho de 2016

O que Jesus significa para você?

   Uma das frases que surge várias vezes no Evangelho em relação a Jesus é: quem é este? Quando Jesus passava por uma localidade pregando e realizando milagres as pessoas perguntavam: quem é este e de onde vem? Quando repreendeu os ventos e acalmou  a tempestade ao estar com seus discípulos num barco atravessando o mar da Galileia, estes também perguntaram: quem é este que até o vento e o mar lhe obedecem? Ao curar um paralítico e perdoar os seus pecados, mais uma vez se faz a pergunta: quem é este que perdoa pecados? Quando estava entrando em Jerusalém montado num jumentinho a pergunta feita foi: quem é este?
    Esta pergunta ainda é recorrente em nossos dias, mesmo num país em que a maioria se declara cristã. Mesmo entre os chamados evangélicos Jesus é uma figura pouco conhecida. Para ser discípulo não basta saber que Jesus dividiu a história, que foi uma pessoa de finos traços de caráter, conduta ilibada e de um altruísmo sem fim.  Para ser discípulo de Jesus é preciso identificar o divino Nele. Jesus é a expressão do Pai. Ele disse: Quem vê a mim, vê o Pai (João 14:9 ).
    Jesus é homem segundo o coração de Deus. Ele viveu conforme o projeto de Deus, atingiu o que Adão deveria ter sido. Jesus é o homem perfeito. Nós somos criaturas inacabadas que temos em Cristo o modelo supremo. Ele é para nós a referência de saúde psíquica, a referência de saúde moral, a referencia de saúde relacional, a referência de saúde espiritual. Enfim, em Cristo todos os aspectos do homem estão desenvolvidos de forma completa e equilibrada.
   O maior desejo do Pai é que sejamos imitadores de Jesus, que nos transformemos à sua imagem e semelhança. Jesus nos faz o convite “Quem quiser vir após mim a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me.” (Mat. 16:24).
    A pergunta que hoje se faz é: qual o lugar que Jesus ocupa em sua vida? Ele ocupa o centro do seu ser ou é mais um ilustre desconhecido? Se ele de fato for seu mestre terá a primazia na sua agenda, estará no topo de sua escala de valores e interesses.  Com o que você dedica seu tempo e seus recursos? Ser discípulo envolve se dedicar com paixão por Jesus.
    Seguir a Jesus não é um modismo, mas  é abrir-se para uma nova forma de vida. Ser discípulo de  Jesus é fazer da vida uma liturgia e na liturgia encontrar vida. É celebrar a santidade de Deus na prática do dia a dia, onde nossas relações e tudo o que fazemos seja para honra e glória de Deus. O apóstolo Paulo disse: “se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.” I Cor. 5:17.

quarta-feira, 13 de julho de 2016

Pe. Fábio fala sobre o Sábado e a Lei




Nota. A validade da lei de Deus, incluindo a guarda do sábado, não é algo  que podemos negar. Esta realidade costumeiramente é alvo de racionalizações rasas no intuito de desmerecer e invalidar estas instituições. Jesus na realidade ensinou os judeus a guardarem a lei, não a aboliu, mas a confirmou. Deixou o exemplo de como guardar, considerando quais exceções se aplicam ao sábado.