terça-feira, 1 de novembro de 2016

A fácil opção pelo individualismo

    Num mundo de contingências e precariedades buscamos priorizar os nossos interesses e conveniências.  Sob o ponto de vista pragmático o individualismo é a via mais fácil a ser tomada.  Afinal, é necessário pensar em si para sobreviver. Pela ótica darwinista o egoísmo é uma ferramenta natural, útil e indispensável para o desenvolvimento do mais apto. Portanto, parece que o altruísmo está na contrarregra da natureza humana, sendo que o estudo de sua causa entre nós gera debates e teses.   
   O individualismo tem se tornado uma marca da sociedade atual, bem como o consumismo. Estes são os  deuses modernos da felicidade e da realização plena. 
   O individualismo se insurge  no campo pessoal  e se dissemina pelos demais campos da vida. Na política, vemos a manifestação do individualismo radical em idéias e projetos ultranacionalistas, que defendem o  fechamento de fronteiras, e não raramente medidas de cunho xenófobo.
  No campo econômico o individualismo egocêntrico leva à busca da especulação financeira, corrupção e exploração entre classes. No campo religioso o individualismo gera uma espiritualidade triunfalista baseada na teologia da prosperidade, em que as bençãos são a causa da busca espiritual, ou seja, um fim em si mesmas.
    Jesus ensinou o altruísmo, solidariedade e misericórdia.  Hoje os princípios de Cristo estão apenas na retórica, somente ocupam os discursos nos templos e catedrais. Muito pouco se vê no dia a dia, na ética e na vida prática. 
    Isto confirma as profecias de Jesus quanto ao tempo iminente à sua segunda vinda, em que o amor e a fé se esfriariam quase por completo. Estamos muito perto de seu retorno e os fiéis discípulos de Cristo devem não somente perceber esta situação no mundo, mas ser um pouco mais daquilo que Jesus indicou como a natural manifestação do discipulado, ou seja, ser o sal da terra e a luz do mundo.

Aguinaldo C. da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário