sexta-feira, 28 de outubro de 2016

O que nos diz os índices da violência

    Verificando os índices publicados pela mídia em nosso país acerca da violência nos últimos anos, não dá para ficar indiferente, muito pelo contrário, a reação deve ser de choque.
    Publicado no portal G1, (saiba mais aqui), transcrevo alguns dados que expõe o alarmante quadro de violência produzido em nossa época.

   Uma pessoa é assassinada a cada 9 minutos no Brasil, segundo dados apurados de 2015. No total são 58.383 assassinatos ou 160 mortes por dia. Os números equiparam o Brasil à países com guerra ou revolução civil.
     "De janeiro de 2011 a dezembro de 2015, 278.839 pessoas foram mortas no país, número maior do que o de mortos na guerra da Síria, onde 256.124 morreram no mesmo período, segundo o Fórum. Os números do país do Oriente Médio são do Observatório de Direitos Humanos na Síria e da ONU."

    Não só no Brasil,  mas em diversas regiões do mundo a violência tem se disseminado de forma desconcertante. Além de lugares onde há guerra civil ou a ação de grupos terroristas, a violência também se manifesta em locais de crise social, como nos campos de refugiados da Europa, sob a forma de fome,  abandono,  abuso e exploração.

    A narrativa bíblica diz que nos dias de Noé a Terra estava cheia de violência, motivo que levou Deus a destruí-la através do dilúvio. Considerando que este fato traz a ira divina e que a paciência divina para com o pecado e a maldade tem  limite, as evidências indicam que a história deste mundo está muito próximo de seu desfecho final.

    São diversos fatores de crise presentes em nossa época. Além dos problemas globais, como mudança climática e terrorismo, está  aumentando a corrupção, o declínio dos valores morais e sociais, que norteiam a educação na maior parte da sociedade moderna. 

    Realmente não podemos ver uma solução a não ser pela intervenção divina. Acredito que as pedras já estão clamando pela presença daquele que passou há 2.000 anos por esta Terra e disse que voltaria para levar o seu povo para um lar de eterna paz e harmonia.  

Aguinaldo C. da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário