segunda-feira, 25 de julho de 2016

O que Jesus significa para você?

   Uma das frases que surge várias vezes no Evangelho em relação a Jesus é: quem é este? Quando Jesus passava por uma localidade pregando e realizando milagres as pessoas perguntavam: quem é este e de onde vem? Quando repreendeu os ventos e acalmou  a tempestade ao estar com seus discípulos num barco atravessando o mar da Galileia, estes também perguntaram: quem é este que até o vento e o mar lhe obedecem? Ao curar um paralítico e perdoar os seus pecados, mais uma vez se faz a pergunta: quem é este que perdoa pecados? Quando estava entrando em Jerusalém montado num jumentinho a pergunta feita foi: quem é este?
    Esta pergunta ainda é recorrente em nossos dias, mesmo num país em que a maioria se declara cristã. Mesmo entre os chamados evangélicos Jesus é uma figura pouco conhecida. Para ser discípulo não basta saber que Jesus dividiu a história, que foi uma pessoa de finos traços de caráter, conduta ilibada e de um altruísmo sem fim.  Para ser discípulo de Jesus é preciso identificar o divino Nele. Jesus é a expressão do Pai. Ele disse: Quem vê a mim, vê o Pai (João 14:9 ).
    Jesus é homem segundo o coração de Deus. Ele viveu conforme o projeto de Deus, atingiu o que Adão deveria ter sido. Jesus é o homem perfeito. Nós somos criaturas inacabadas que temos em Cristo o modelo supremo. Ele é para nós a referência de saúde psíquica, a referência de saúde moral, a referencia de saúde relacional, a referência de saúde espiritual. Enfim, em Cristo todos os aspectos do homem estão desenvolvidos de forma completa e equilibrada.
   O maior desejo do Pai é que sejamos imitadores de Jesus, que nos transformemos à sua imagem e semelhança. Jesus nos faz o convite “Quem quiser vir após mim a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me.” (Mat. 16:24).
    A pergunta que hoje se faz é: qual o lugar que Jesus ocupa em sua vida? Ele ocupa o centro do seu ser ou é mais um ilustre desconhecido? Se ele de fato for seu mestre terá a primazia na sua agenda, estará no topo de sua escala de valores e interesses.  Com o que você dedica seu tempo e seus recursos? Ser discípulo envolve se dedicar com paixão por Jesus.
    Seguir a Jesus não é um modismo, mas  é abrir-se para uma nova forma de vida. Ser discípulo de  Jesus é fazer da vida uma liturgia e na liturgia encontrar vida. É celebrar a santidade de Deus na prática do dia a dia, onde nossas relações e tudo o que fazemos seja para honra e glória de Deus. O apóstolo Paulo disse: “se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.” I Cor. 5:17.

Nenhum comentário:

Postar um comentário