quinta-feira, 23 de junho de 2016

Novo estudo afirma que perdoar faz bem à saúde

De acordo com um novo estudo publicado na revista Journal of Health Psychology,perdoar a si mesmo e aos outros pode protegê-lo do estresse e do efeito que ele causa na saúde mental.
Os pesquisadores analisaram os efeitos do estresse crônico na saúde mental das pessoas, e descobriram como os indivíduos misericordiosos são afetados em comparação com aqueles que não costumam perdoar. Para fazer isso, eles pediram que 148 jovens adultos preenchessem um questionário avaliando seus níveis de estresse durante a vida, sua tendência a perdoar, e sua saúde física e mental.
Como era esperado, pessoas com uma maior exposição ao estresse ao longo de suas vidas apresentaram uma saúde física e mental pior. No entanto, os pesquisadores também descobriram que se as pessoas possuem uma tendência maior para perdoarem a si mesmas e aos outros, esta característica praticamente eliminava a conexão entre o estresse e doenças mentais.
“Ela é quase completamente apagada — estatisticamente, é zero,” diz Loren Toussaint, autor do estudo e professor associado de psicologia na Luther College em Iowa, Estados Unidos. “Se você não tende a perdoar, acaba sentindo os efeitos brutos do estresse de uma maneira não mitigada. Você não tem um amortecedor para o estresse.”
Ainda é preciso determinar como uma personalidade misericordiosa protege uma pessoa dos males causados pelo estresse severo. Os pesquisadores especulam que pessoas mais propensas a perdoar podem adotar habilidades de enfrentamento melhores para lidar com o estresse, ou sua reação diante de fatores altamente estressantes pode ser menos intensa.
A amostra de participantes do estudo é pequena, e mais pesquisas são necessárias para entender completamente os benefícios do perdão. Apesar disso, Toussaint diz que acredita “100%” que a capacidade de perdoar pode ser aprendida. Muitos terapeutas trabalham para cultivar o perdão em sessões com seus pacientes, diz ele, e sua própria pesquisa anterior mostrou que rezar ou meditar brevemente a respeito do perdão pode ajudar as pessoas a relaxarem um pouco.
“O perdão faz com que a conexão entre o estresse e as doenças mentais fique próxima de zero,” diz ele. “Eu acredito que a maioria das pessoas quer se sentir bem, e o ato de perdoar oferece a elas a oportunidade de conseguir isso." 
TIME via Yahoo
Nota. O perdão é proveniente de Deus. Nós podemos perdoar porque Ele nos perdoou primeiro. Quantas pessoas sofrem os males e as consequências nefastas do não perdão! São lares desfeitos e relações rompidas por falta de um gesto nobre que leva ao fim da ira, providenciando a reconciliação. Este ato beneficia tanto a saúde psicológica quanto física, e acima de tudo agrada ao Pai celestial. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário