segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Verdades sobre o Juízo Final

Relaciono abaixo alguns tópicos sobre o juízo de Deus, do qual nos fala a Bíblia e pelo qual será dado o galardão a todo ser humano.

1) Todos passaremos diante do juízo de Deus.
 "Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem, ou mal." (I Cor. 5:10)

2)
Deus  promete trazer  a juízo toda obra.
"Porque Deus há de trazer a juízo toda a obra, e até tudo o que está encoberto, quer seja bom, quer seja mau." (Ecl.12:14)
"Portanto, nada julgueis antes de tempo, até que o Senhor venha, o qual também trará à luz as coisas ocultas das trevas, e manifestará os desígnios dos corações; e então cada um receberá de Deus o louvor." ( ICor. 4:5)

3)
A nossa responsabilidade perante Deus é individual.
"De maneira que cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus." (Rom. 14:12)

4)
A lei de Deus é o padrão ou norma pela qual todos serão julgados.
"Porque aquele que disse: Não cometerás adultério, também disse: Não matarás. Se tu pois não cometeres adultério, mas matares, estás feito transgressor da lei. Assim falai, e assim procedei, como devendo ser julgados pela lei da liberdade." (Tiago 2:11,12)

5)
Apenas os fiéis serão dignos de receber o galardão da salvação.
"E o seu senhor lhe disse: Bem está, servo bom e fiel. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor." (Mat. 25:21)

6)
O juízo de Deus se inicia na iminência da segunda vinda de Cristo à Terra.
"E abriu-se no céu o templo de Deus, e a arca da sua aliança foi vista no seu templo; e houve relâmpagos, e vozes, e trovões, e terremotos e grande saraiva." (Apoc. 11:19)
"E vi outro anjo voar pelo meio do céu, e tinha o evangelho eterno, para o proclamar aos que habitam sobre a terra, e a toda a nação, e tribo, e língua, e povo, Dizendo com grande voz: Temei a Deus, e dai-lhe glória; porque é vinda a hora do seu juízo. E adorai aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas".(Apoc. 14:6,7)

7) Haverá três fases no juízo de Deus: 1- pré-advento, 2- milenial, 3- executivo.
1"Então disse o Senhor a Moisés: Aquele que pecar contra mim, a este riscarei do meu livro." (Êxodo 32:33) 
"O que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; e confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos."(Apoc. 3:5)
2 - "Não sabeis vós que os santos hão de julgar o mundo? Ora, se o mundo deve ser julgado por vós, sois porventura indignos de julgar as coisas mínimas? Não sabeis vós que havemos de julgar os anjos? Quanto mais as coisas pertencentes a esta vida?" (I Cor. 6:2,3).
3 - "E vi um grande trono branco, e o que estava assentado sobre ele, de cuja presença fugiu a terra e o céu; e não se achou lugar para eles. E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante de Deus, e abriram-se os livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras." (Apoc. 20:11:12) "E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo." (Apoc. 20:15)

Nota. Com relação as três fases do juízo de Deus, podemos dizer o seguinte:
        Haverá um momento no qual os crentes ou todos aqueles que ingressaram para o Reino de Deus, serão olhados ou examinados pelo Senhor através dos registros nos livros do Céu, e somente os vitoriosos serão mantidos no livro da vida, enquanto os demais terão seus nomes riscados (Apoc. 3:5). Portanto, a primeira fase do juízo se constitui em verificar quem irá permanecer com o nome no livro da vida. 
       Alguém poderá dizer que este momento seja logo após a morte. Mas o mesmo livro do Apocalipse diz que haverá um momento definido para este julgamento. “E iraram-se as nações, e veio a tua ira, e o tempo dos mortos, para que sejam julgados ...” (Apoc. 11:18). "Porquanto tem determinado um dia em que com justiça há de julgar o mundo, por meio do homem que destinou; e disso deu certeza a todos, ressuscitando-o dentre os mortos." (Atos 17:31).
      A segunda fase do juízo se constitui em se verificar, junto aos registros celestiais, o porquê de muitos passarem ou não pela primeira ressurreição, que é a ressurreição para a vida. Neste tempo a igreja já estará no Céu participando deste  julgamento, no qual envolverá tanto os anjos rebeldes quanto os ímpios (I Cor. 6:2-3). 
     No final do milênio haverá o cumprimento da terceira fase do juízo, na qual será executada a sentença proferida nas fases anteriores (Apoc. 20:11-15). “E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo.” (Apoc. 20:15). Aí a questão não gira mais em torno de se manter ou riscar o nome do livro da vida, mas em apenas verificar se o nome está escrito no livro da vida. Isto nos leva a inferir que a decisão já foi tomada numa fase anterior. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário