quinta-feira, 29 de outubro de 2015

OMS coloca bacon, linguiça e salsicha na lista de alimentos cancerígenos

Há 'evidência suficiente' de ligação desses alimentos com câncer, diz relatório. Texto alerta para risco de alto consumo de carne processada.

O consumo de produtos como salsicha, linguiça bacon e presunto, aumenta o risco de câncer do intestino em humanos, afirma um novo relatório da OMS (Organização Mundial da Saúde) publicado nesta segunda-feira (26). De acordo com o documento, a carne processada é um fator de risco certo para a doença, e carnes vermelhas de um modo geral são um fator de risco "provável".
As canes processadas foram colocadas na lista do grupo 1 de carcinogênicos – que já inclui tabaco, amianto e fumaça de diesel – para os quais já há “evidência suficiente” de ligação com o câncer. O relatório foi feito pela IARC (Agência Internacional de Pesquisa do Câncer), órgão ligado à OMS.
Risco de câncer
"Para um indivíduo, o risco de desenvolver câncer colorretal em razão do consumo de carne processada permanece pequeno, mas esse risco aumenta com a quantidade de carne consumida", afirmou Kurt Straif, chefe de programa Monographs, do IARC, que avalia riscos para o câncer.
Um estudo de meta-análise -- que avaliou diversos outros estudos-- estima que cada porção diária de 50 gramas de carne processada aumente o risco de câncer colorretal em 18%. Esse tipo de câncer é hoje o segundo mais diagnosticado em mulheres e o terceiro em homens, e está matando 694 mil pessoas por ano (segundo dados de 2012 da OMS, os mais recentes).
A carne vermelha - grupo dentro da qual estão tecido muscular de boi, porco, carneiro, bode e cavalo - foi classificada como um carcinógeno (produto capaz de provocar câncer) "provável" e entrou na lista do grupo 2A, que contém o glifosato, princípio ativo de muitos herbicidas.
A definição do IARC para carne processada inclui produtos "transformados por salgamento, curagem, fermentação, defumação e outros processos para realçar sabor ou melhorar a preservação", afirma um artigo publicado por cientistas do IARC na revista médica "The Lancet", que acompanhou a divulgação do novo relatório.

Continua => aqui 

Nota. Na Bíblia encontramos a alimentação que Deus determinou para o ser humano. Na criação foram deixados os frutos e as sementes para a dieta de nossos primeiros pais (Gen. 1). Depois do diluvio orientou com relação as carnes limpas (próprias para a alimentação) e imundas (impróprias para a alimentação), (Gen. 7:2; Lev.11). Também determinou que a carne não deveria ser consumida com sua gordura (Lev. 7:23). A sabedoria divina revelou o que era saudável e menos maléfico para a constituição física do homem muito tempo antes de a ciência descobrir tais fatos.

terça-feira, 27 de outubro de 2015

O Relativismo Cultural e o PL 1.057

         No artigo intitulado "Na Canoa do Antropólogo" escrito por Demétrio Magnoli, que pode ser acessado <Aqui>, o autor expõe o embate ideológico provocado pelo PL 1.057 que atualmente tramita no Senado Federal. Este projeto que visa coibir a prática do infanticídio existente entre os índios, também é chamado de lei Muwaji, em homenagem a índia Muwaji Suruwahá que enfrentou sua tribo para salvar sua filha que nasceu com paralisia cerebral.
          Na polêmica em torno do referido projeto, de um lado estão aqueles que defendem o que Demétrio chama de "fetichização da cultura" e de outro os que defendem os direitos humanos universais.
          Demétrio expõe de forma escrachada as incongruências dos relativistas morais e culturais ao citar fatos,  como a discriminação contra as mulheres na Arábia Saudita, Afeganistão entre outas regiões do mundo, a mutilação genital feminina na Somália, a xenofobia manifestada em vários países da Europa. Sendo estas práticas oriundas e peculiares a certas culturas e povos,  deveriam também serem aceitas pelos relativistas culturais, mas não é o que acontece.            
          Os que defendem a manutenção de práticas bárbaras e criminosas pelas culturas indígenas, não reconhecem o óbvio: a necessidade de respeito aos princípios universais da vida e da dignidade humana. Os defensores desta postura, na sua maioria políticos da extrema esquerda, nesta hora não negam sua matriz ideológica tipicamente ateia.
           Mesmo os que se declaram sem religião, como o próprio Demétrio Magnoli, acabam reconhecendo uma base moral universal que deve reger o mundo. Os valores da Bíblia exaltados e explicados por Jesus Cristo são esta base moral. O que seria o mundo sem a influência cristã no decorrer da história? Talvez ainda conviveríamos com sacrifícios humanos e outros bestialismos pagãos.
           A polêmica do PL 1.057 é mais uma constatação da falácia do relativismo moral. Se não temos uma base moral universal, tudo pode ser aceito de alguma forma em algum lugar. Práticas como a pedofilia e zoofilia  já estão sendo apresentadas como aceitáveis em certos círculos de intelectuais. Recentemente se considerou acabar com a criminalização do incesto na Suécia. A decadência moral da presente época é fruto do secularismo, da negação aos princípios dados por Deus ao ser humano

Aguinaldo C. da Silva