sexta-feira, 22 de maio de 2015

A ocitocina na maravilhosa engenharia divina

Um artigo publicado na site da revista Abril que pode ser acessado aqui, descreve o efeito da ocitocina na maternidade.

Produzido numa região do cérebro que regula as emoções, o hormônio faz com que a mãe se sinta apaixonada pelo bebê, fortalecendo o vínculo afetivo de ambos. 
O simples toque da mãozinha ou da cabeça do bebê sobre a mama da mulher, durante a amamentação, estimula a liberação de um hormônio chamado ocitocina, responsável por dar início ao fluxo de leite. Ele é produzido pela glândula pituitária numa região do cérebro chamada hipotálamo - a mesma que regula as emoções. Quando chega às mamas, levado pela corrente sanguínea, estimula a ejeção do leite pelos alveólos internos, pequenas glândulas em que o alimento é produzido.
 A ocitocina também está por trás da sensação de calma, satisfação e alegria que a mãe experimenta enquanto nutre seu filho. "Esse hormônio faz com que ela se sinta apaixonada pelo bebê, o que fortalece o vínculo afetivo entre os dois e facilita o processo de amamentação", diz o pediatra Marcus Renato de Carvalho, da Clínica Interdisciplinar de Apoio à Amamentação, no Rio de Janeiro."

Para quem rejeita a presença ou a ação de um designer na natureza, fica desconcertado ao observar tal fenômeno na fisiologia humana. Outro artigo que pode ser acessado aqui aborda o efeito da ocitocina no relacionamento do homem com os animais domésticos, em especial o cão. A existência de tal fenômeno só reafirma que o Planejador da Criação se preocupou com detalhes especiais e que o mero acaso jamais poderia desenvolver tal mecanismo maravilhoso.

quarta-feira, 13 de maio de 2015

Papa recebe pastores pentecostais no Vaticano

Cerca de cem pastores pentecostais se reuniram com o Papa Francisco na última quinta-feira (7) no Vaticano. A reunião privada atraiu representantes evangélicos de diversos países que foram guiados pelo pastor Giovanni Traettino da Igreja Pentecostal da Reconciliação.
A ideia de se reunir com o Papa para um culto partiu dos próprios pastores que resolveram orar pela unidade dos cristãos. Em falar de união, Francisco fez questão de pedir perdão pelos católicos que perseguiram os pentecostais.
“Entre as pessoas que perseguiram os pentecostais também houve católicos. Eu sou o pastor dos católicos e peço perdão por aqueles irmãos e irmãs católicos que não compreenderam e foram tentados pelo diabo”, disse o Papa.
Em julho 2014 o líder católico foi até Nápoles, na Itália, se encontrar com Traettino. Na ocasião mais de 350 líderes pentecostais se reuniram para falar sobre unidade e diversidade entre cristãos.
“O Espírito Santo cria diversidade na Igreja. A diversidade é bela, mas o próprio Espírito Santo também cria unidade, para que a Igreja esteja unida na diversidade: para usar uma palavra bonita, uma diversidade reconciliadora”, afirmou Francisco. 
Nota. A ideia de unidade pode parecer algo positivo. Porém, no caso em pauta, envolve a  relativização da importância das verdades bíblicas, ou seja, vamos considerar só os pontos em comum e relevar as diferenças doutrinárias. O contexto apocalíptico nos revela a 'Babilônia religiosa' que o mundo cristão estará no tempo do fim. Ao que me parece é importante existir respeito para uma coexistência pacífica entre os grupos religiosos, mas rumar para uma unidade maior sem levar em conta as posições históricas é algo que infringe a consciência.   

terça-feira, 12 de maio de 2015

Como funciona o GPS do cérebro




Nota. É impressionante notar as estruturas altamente funcionais da mente humana. Um sistema GPS dentro de nosso cérebro constituído por células especiais é algo maravilhoso. Contudo isto não impressiona os evolucionistas no sentido de perceberem que o  acaso e a mera necessidade de sobrevivência não são capazes de construir algo tão complexo.