quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

A experiência de um mês sem açúcar, álcool e aditivos alimentares

Algumas pessoas tem feito a experiência da abstinência de álcool, doces e alimentos processados por cerca de trinta dias. O objetivo da experiência, segundo os participantes, é avaliar as reações do corpo, a influência no comportamento e as consequências para a saúde.
         O holandês Sacha Harland relatou sua experiência de abstinência por trinta dias, como pode ser lida <aqui.  Segundo ele, nos  primeiros dias se sentiu cansado, com mau humor e até uma espécie de crise de abstinência.
     Em sua primeira semana à base de sucos naturais, frutas, verduras e outros alimentos não processados, Harland sentiu fome o tempo inteiro e lhe faltava energia. Após 25 dias de dieta especial, ele começou a sentir os benefícios da nova rotina.
      Na última semana, o autor da experiência relata que se levantou com mais facilidade e sentindo mais energia. Finalmente Harland relata que foi uma surpresa agradável, que não pensava que se sentiria tão diferente fisicamente.
       Exames mostraram que Harland perdeu 4 kg, teve uma redução de 8% em seu colesterol e sua pressão sanguínea baixou durante o processo.
     
       Já Rozalynn S. Frazier relata sua experiência similar, como pode ser lida <aqui>, dizendo que passou 40 dias sem ingerir álcool e doces. Para ela, a maior dificuldade foi manter a abstinência no convívio social, ou seja, nas festas e em ambientes onde é comum o consumo de bebida alcoólica. Mas o resultado foi compensador. Segundo ela,  chega a ser maravilhoso para o corpo.

"Embora existam diversos estudos descrevendo os benefícios de uma taça de vinho diária ou de um quadradinho de chocolate amargo, a verdade é que eu me senti muito melhor sem nenhuma dessas coisas. Eu estava muito mais alerta: aquela sensação de lentidão e preguiça que eu estava sentindo antes e após os meus treinos desapareceu, e eu estava dormindo melhor do que nunca."

"Eu realmente esperava que estes 31 dias fossem ser terríveis. Eu achava que passaria todos os dias marcando o meu calendário e rezando pelo momento em que poderia voltar a consumir álcool e doces. Mas honestamente, depois de alguns dias, eu parei de sentir falta."

"Depois da adaptação inicial da primeira semana eu não estava mais desejando um doce no meio da tarde. Foi realmente incrível não sentir essa necessidade. Além disso, a experiência foi ótima para a minha cintura, e eu ainda economizei um bom dinheiro. É sério, os drinques e docinhos consumidos por aí são caros e os valores vão se acumulando."

      As experiências relatadas são provas de que não é tão difícil, como pensam alguns, viver sem certos aditivos químicos na alimentação. Se desfaz o mito de que o ser humano não consegue viver bem, ou seja, com prazer, sem estimulantes, álcool,  e outras substâncias que realçam o sabor de certos alimentos.
      Bem sabemos que estes artigos não naturais acabam agredindo de certa forma o nosso organismo, que segundo a Bíblia, é o templo do Espírito Santo. E com este princípio podemos perceber o valor de um regime de saúde ideal para o cristão, ou seja, de abstinência e moderação. Abstinência de drogas e estimulantes fortes, mudando nossa alimentação para o mais saudável e natural possível.


Aguinaldo C. da Silva




   




Nenhum comentário:

Postar um comentário