sexta-feira, 22 de maio de 2015

A ocitocina na maravilhosa engenharia divina

Um artigo publicado na site da revista Abril que pode ser acessado aqui, descreve o efeito da ocitocina na maternidade.

Produzido numa região do cérebro que regula as emoções, o hormônio faz com que a mãe se sinta apaixonada pelo bebê, fortalecendo o vínculo afetivo de ambos. 
O simples toque da mãozinha ou da cabeça do bebê sobre a mama da mulher, durante a amamentação, estimula a liberação de um hormônio chamado ocitocina, responsável por dar início ao fluxo de leite. Ele é produzido pela glândula pituitária numa região do cérebro chamada hipotálamo - a mesma que regula as emoções. Quando chega às mamas, levado pela corrente sanguínea, estimula a ejeção do leite pelos alveólos internos, pequenas glândulas em que o alimento é produzido.
 A ocitocina também está por trás da sensação de calma, satisfação e alegria que a mãe experimenta enquanto nutre seu filho. "Esse hormônio faz com que ela se sinta apaixonada pelo bebê, o que fortalece o vínculo afetivo entre os dois e facilita o processo de amamentação", diz o pediatra Marcus Renato de Carvalho, da Clínica Interdisciplinar de Apoio à Amamentação, no Rio de Janeiro."

Para quem rejeita a presença ou a ação de um designer na natureza, fica desconcertado ao observar tal fenômeno na fisiologia humana. Outro artigo que pode ser acessado aqui aborda o efeito da ocitocina no relacionamento do homem com os animais domésticos, em especial o cão. A existência de tal fenômeno só reafirma que o Planejador da Criação se preocupou com detalhes especiais e que o mero acaso jamais poderia desenvolver tal mecanismo maravilhoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário