quinta-feira, 26 de junho de 2014

A Natureza que Revela Deus!

       Deus se revela pela natureza, em especial por aquelas obras que demandam projeto para sua existência ou que revelam harmonia, design, perfeição. Darwin verificou a dificuldade de conciliar sua teoria com estes atributos da Natureza. Chegava a dizer que ficava doente só por olhar as penas da cauda de um pavão.  Se ele fizesse uma investigação mais aprofundada iria notar outras coisas relevantes para sua conclusão: o pulmão sofisticado das aves que viabilizam o vôo, a configuração de certos órgãos, tais como: crânio, medula espinhal, válvulas e ventrículos do coração. Estes órgãos não podem ser resultado da seleção natural. Se vivesse mais alguns anos ele iria conhecer outras coisas ainda mais surpreendentes ligadas a bioquímica e aos processos genéticos. 
       A existência dos hormônios e sua ação nos processos biológicos são outra impossibilidade para uma natureza regida pelo acaso e aleatoriedade. Um dos processos biológicos é o parto, este é viabilizado pela ação dos hormônios que causam as contrações uterinas. Como era este processo antes do sistema orgânico perceber a necessidade de contrações e para isto desenvolver o referido hormônio? Outro processo biológico indispensável é o de coagulação sanguinea, que evita a hemorragia. Este é gerado a partir de um processo complexo de combinação química. Estes são irredutíveis, ou seja, a natureza não poderia forma-los em etapas sucessivas de aperfeiçoamento. 
        Darwin foi inspirado pelo naturalismo filosófico florescente de sua época, tirou conclusões precipitadas acerca da origem da vida e demais coisas do Universo. A existência de Deus se percebe não somente em questões particulares como as mencionadas anteriormente, mas pela observação do todo. A grande variedade de espécies de plantas e animais, a harmonia das constantes da física possibilitando a realidade que conhecemos, são coisas que os ateus e evolucionistas não levam em consideração.
        Um pouco de ciência pode deixar o homem soberbo, mas uma grande observação científica e filosófica o torna humilde diante da grandeza e vastidão do Criador e suas obras. Talvez esta soberba permaneça teimosamente naqueles que preferem descrerem da realidade de Deus, mas os sinceros irão admitirem a verdadeira razão pela qual estamos aqui. 
            
Aguinaldo C. da Silva

domingo, 22 de junho de 2014

Fontes do grande abismo? Cientistas descobrem oceano subterrâneo


Geofísicos da Northwestern University e da Universidade do Novo México afirmaram ter descoberto um imenso reservatório de água abaixo da superfície. Seria um volume equivalente a três vezes o que existe nos oceanos da Terra.
A descoberta foi publicada na conceituada revista Science e pode mudar muitas teorias sobre a formação do planeta. A água está cerca de 660 quilômetros abaixo da superfície, presa em um mineral com estrutura de cristal.
Steve Jacobsen, da Northwestern, e coautor do estudo, explicou que sua pesquisa se baseia em dados do USArray, rede de sismógrafos que mede as vibrações de terremotos. “Os cientistas têm procurado por essas águas profundas há décadas”, comemorou o pesquisador.
Uma das teorias de Jacobsen é que essa água oculta serve como uma espécie de “apoio” para os oceanos na superfície. Isso explicaria por que eles sempre se mantiveram do mesmo tamanho por tantos anos.
Essa a água do interior da Terra pode ser levada à superfície pela atividade tectônica, como terremotos, maremotos e vulcões. O que “desbancaria” a teoria mais aceita atualmente de que a água veio em cometas de gelo que atingiram o planeta durante sua formação.
Brian Thomas, cientistas cristão ligado ao Instituto de Pesquisas da Criação, afirma que, se comprovados, esses oceanos subterrâneos podem reforçar a referência bíblica sobre o Dilúvio. Ele lembra que Gênesis 7:11 fala sobre “as fontes do grande abismo”, algo desconhecido até agora pela ciência e que geralmente era visto como mera linguagem figurada.
Para Thomas esse volume imenso “é consistente com a referência geral das Escrituras a águas profundas abaixo da terra.” Lembrou ainda que “ao contrário de pensadores seculares, cientistas bíblicos estão abertos à possibilidade de que Deus criou a Terra depois separou as águas, como ele diz em sua Palavra”. Com informações Prophecy News

Fonte: Gospelprime
Nota. Para aqueles que se apegam a ciência quando esta contradiz a Bíblia fica uma advertência. Está se tornando comum certas descobertas científicas corrigem visões consideradas já consolidadas no meio científico, passando a proporem novas conclusões, estando algumas  destas em harmonia com a  Bíblia. Portanto, o verdadeiro cristão jamais deve deixar de ter a Sagrada Escritura como sua base segura para a vida.

quinta-feira, 5 de junho de 2014

A geração dos últimos dias!



"Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos.

Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos, sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons, traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus,tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te." 2 Timóteo 3:1-5


Vivemos numa época na qual se potencializa as sensações, buscando cada vez mais prazeres carnais intensos e duradouros. Estes geralmente são provenientes dos "alimentos", da bebida alcoólica, assim como a prática do sexo compulsivo e do uso de drogas, etc... Esta tendência em nossa sociedade indica que a mesma está contaminada por valores distorcidos e que está moralmente doentia.

O prazer é uma necessidade humana e não deve ser entendida como "pecado", desde que esteja submetida aos princípios morais da lei de Deus. O que se vê numa sociedade hedonista e individualista é uma neurótica e desenfreada busca por sensações prazerosas. Quando se perde o senso de equilíbrio e discernimento, cai-se no vale tudo, nas compulsões, no vício. 

Nosso cérebro produz hormônio geradores de prazer e bem estar, tais como: noradrenalina e serotonina. Estes são despertados por determinados estímulos sensoriais ou químicos. Geralmente uma experiência vivida com alguma intensidade ou uma droga ilícita são suficientes para despertá-los. Então podemos nos viciar também com coisas boas ou que não são necessariamente ruins. Contudo a partir de um determinado limite se tornam maléficas. 

Os dias atuais têm sido marcados pela influência dos valores liberais e consumistas transmitidos pela mídia. O liberalismo e o relativismo tem influenciado os valores morais, éticos e religiosos. Os instrumentos de formação do indivíduo, tais como: cultura, educação e religiosidade, caminham em consonância com esta realidade.

Este fato já estava previsto na Bíblia há dois mil anos. A última geração antes da volta de Jesus seguiria os passos da geração de Noé: "comiam, casavam-se e davam-se em casamento, até que Noé entrou na arca ..." O problema não estava naquelas coisas em si, mas em não perceber a crucialidade do momento. Não sentir uma necessidade mais profunda de realização espiritual ou mais plena de relacionamento com Deus. Viver só para a satisfação pessoal e os prazeres carnais de forma alienante é pecado.

Para os crentes fiéis desta época resta remar contra a maré, enfrentando a oposição da sociedade e o repúdio do mundo. Jesus disse: "Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós, me odiou a mim. Se vós fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu, mas porque não sois do mundo, antes eu vos escolhi do mundo, por isso é que o mundo vos odeia." João 15:18-19. 
"Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé." 1 João 5:4.

Ser cristão é transcender a esta ordem de coisas, ou seja, ao que está limitado só às coisas triviais, do aqui e agora, ao superficial ou efêmero. Enxergar mais, ir além, transcender a materialidade é possível só para quem está em contato íntimo com Cristo.  Para quem verdadeiramente se dispões a ser discípulo. 

Aguinaldo C. da Silva