quinta-feira, 5 de junho de 2014

A geração dos últimos dias!



"Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos.

Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos, sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons, traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus,tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te." 2 Timóteo 3:1-5


Vivemos numa época na qual se potencializa as sensações, buscando cada vez mais prazeres carnais intensos e duradouros. Estes geralmente são provenientes dos "alimentos", da bebida alcoólica, assim como a prática do sexo compulsivo e do uso de drogas, etc... Esta tendência em nossa sociedade indica que a mesma está contaminada por valores distorcidos e que está moralmente doentia.

O prazer é uma necessidade humana e não deve ser entendida como "pecado", desde que esteja submetida aos princípios morais da lei de Deus. O que se vê numa sociedade hedonista e individualista é uma neurótica e desenfreada busca por sensações prazerosas. Quando se perde o senso de equilíbrio e discernimento, cai-se no vale tudo, nas compulsões, no vício. 

Nosso cérebro produz hormônio geradores de prazer e bem estar, tais como: noradrenalina e serotonina. Estes são despertados por determinados estímulos sensoriais ou químicos. Geralmente uma experiência vivida com alguma intensidade ou uma droga ilícita são suficientes para despertá-los. Então podemos nos viciar também com coisas boas ou que não são necessariamente ruins. Contudo a partir de um determinado limite se tornam maléficas. 

Os dias atuais têm sido marcados pela influência dos valores liberais e consumistas transmitidos pela mídia. O liberalismo e o relativismo tem influenciado os valores morais, éticos e religiosos. Os instrumentos de formação do indivíduo, tais como: cultura, educação e religiosidade, caminham em consonância com esta realidade.

Este fato já estava previsto na Bíblia há dois mil anos. A última geração antes da volta de Jesus seguiria os passos da geração de Noé: "comiam, casavam-se e davam-se em casamento, até que Noé entrou na arca ..." O problema não estava naquelas coisas em si, mas em não perceber a crucialidade do momento. Não sentir uma necessidade mais profunda de realização espiritual ou mais plena de relacionamento com Deus. Viver só para a satisfação pessoal e os prazeres carnais de forma alienante é pecado.

Para os crentes fiéis desta época resta remar contra a maré, enfrentando a oposição da sociedade e o repúdio do mundo. Jesus disse: "Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós, me odiou a mim. Se vós fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu, mas porque não sois do mundo, antes eu vos escolhi do mundo, por isso é que o mundo vos odeia." João 15:18-19. 
"Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé." 1 João 5:4.

Ser cristão é transcender a esta ordem de coisas, ou seja, ao que está limitado só às coisas triviais, do aqui e agora, ao superficial ou efêmero. Enxergar mais, ir além, transcender a materialidade é possível só para quem está em contato íntimo com Cristo.  Para quem verdadeiramente se dispões a ser discípulo. 

Aguinaldo C. da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário