segunda-feira, 19 de maio de 2014

Geleiras da Antártica começam a se derreter duas vezes mais rápido


A Antártica está perdendo cerca de 160 bilhão de toneladas de gelo por ano, relata a BBC, citando um estudo publicado na revista Geophysical Research Letters.

Os pesquisadores concluíram que a velocidade de derretimento do gelo supera duas vezes a registrada há quatro anos.

De acordo com os resultados obtidas a partir do satélite da Agência Espacial Europeia CryoSat, anualmente, a camada de gelo da Antártica se torna mais fina em dois centímetros. A mais vulnerável é a área do mar de Amundsen, na Antártica Ocidental.

O derretimento das geleiras, causado pelo aquecimento global e o buraco de ozônio sobre a Antártica, leva a um aumento no nível do mar global que, no futuro próximo, poderá chegar a um nível crítico, escreve a National Geographic. A publicação refere-se a um estudo conjunto de 40 anos, realizado pela NASA e Universidade da Califórnia.

Os cientistas da NASA descobriram que o processo de derretimento nas seis geleiras mais importantes do mar de Amundsen "já passou o ponto de não retorno" e pode elevar o nível dos oceanos em 1,2 metros.

Fonte: Voz da Rússia    via Vermelho

Nota. As evidências indicam que não se trata de alarmismo. Praias e regiões costeiras estão perdendo espaço para o mar que avança continuamente. Seria este mais um dos sinais do fim? Sem dúvida, o fim virá cercado por um conjunto de circunstâncias entenebrecedoras. O caos global não virá somente por uma  crise ambiental, mas por uma conjuntura de circunstâncias. Por um lado fico triste pelo sofrimento que tais eventos poderão causar a muitos, por outro lado fico alegre por saber que se aproxima a hora de irmos embora deste mundo, onde não teremos mais que conviver com crise alguma. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário