quarta-feira, 2 de abril de 2014

A cruz no contexto do Grande Conflito

No contexto do grande conflito, a cruz refletiu o caráter maligno do pecado como realidade imperiosa no mundo. Quando Deus absorveu em si as conseqüências da queda do homem, ficou patente, aos olhos dos homens e dos anjos, que a rebelião não era um instrumento libertador, mas um intruso que aliena todas as coisas da harmonia universal projetada por Deus.

Esta constatação marcou a derrocada da proposta de Lúcifer. O sacrifício de Cristo além de trazer propiciação pelos pecados dos homens, foi um marco para que os princípios de Deus e sua justiça fossem reconhecidos e exaltados. 
"Por mais que a salvação da humanidade tenha sido um aspecto central da cruz, limitaremos muito a compreensão da cruz se restringirmos sua importância só à humanidade. Unicamente no contexto do grande conflito podemos entender completamente a cruz e por que Cristo teve que morrer ali. Não fosse pelas questões dessa controvérsia, os assuntos envolvendo o Universo não caído, Deus poderia ter eliminado Satanás imediatamente depois da rebelião, ou poderia simplesmente ter escolhido salvar a humanidade sem recorrer ao custoso sacrifício de Si Mesmo. No entanto, visto que não estamos sós, que as questões envolvendo o pecado, a salvação, a Lei de Deus e o amor de Deus vão além do nosso mundo, Deus escolheu não demonstrar só para na humanidade, mas também para os mundos não caídos, quais são os princípios e questões em jogo neste drama cósmico. E ao fazer assim, Ele não só expôs quem realmente era Satanás mas revelou aos mundos não caídos, de modo que eles nunca tinham visto antes, quem é realmente o seu Criador. 
    No centro daquela revelação está a cruz de Cristo. Se nós, que vemos só através de um "espelho, obscuramente" (I Cor. 13:12), nos maravilhamos pela cruz, que dizer dos seres que conheceram a Jesus face a face, antes de Sua encarnação e humilhação? De forma indireta, e certamente não assim como foi para nós, a morte de Cristo na cruz também foi para benefício deles. " (Lição da Escola Sabatina semana 13 - 1º Trimestre 2005)

Nenhum comentário:

Postar um comentário