quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Ser cristão é ver o mundo sem cor ?

   Outro dia, ouvi  uma cantora pop que outrora cantava na igreja,  dizer que agora vê o mundo mais colorido. Justamente esta é a impressão que Satanás quer apresentar da condição daqueles que servem a Deus, ou seja, que ser cristão implica numa vida de tédio, sem prazer, sem alegria. Mas não é esta a visão que Jesus passou daqueles que seguem seu caminho. Ele disse: "Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância." (João 10.10). e João escreveu aos irmãos para que a alegria deles fosse completa. (João 15.11).
   Deus nos proveu de sentidos e sensibilidade para desfrutarmos das sensações agradáveis, de senso estético para apreciarmos o belo. Enfim todos os prazeres é invenção Dele, como fala C.S. Lewis através do personagem Screwtape, na sua obra Cartas do Diabo ao seu Aprendiz. Sim os verdadeiros e legítimos prazeres são parte da criação divina. O que Satanás faz constantemente é desvirtuar estes prazeres para que se tornem deletérios ou tragam consequências futuras de alienação e sofrimento. Então a lei moral de Deus também pode ser considerada a lei da vida, pois tudo o que Deus quer é ver-nos  em equilíbrio e em paz.
    Hoje há no mundo dois enfoques excêntricos  quanto a questão ética ou comportamento. Um busca desvirtuar os prazeres dados por Deus, portanto vai ao excesso ou atinge só a dimensão carnal, não envolvendo as faculdades afetivas e espirituais. Um exemplo disto, é o contraste do ato conjugal  com a pornografia. O primeiro envolve toda a alma, pois é fundamentado no amor, o segundo envolve só a lascívia ou o erotismo, por isto é alienante e viciante.
    Outro enfoque, que também satisfaz aos intentos de Satanás, é o comportamento ascético, ou seja, que despreza ou considera pecaminoso todo e qualquer forma de prazer carnal. Este comportamento é visto ainda em alguns crentes, que sob o pretexto de piedade ou santificação acham ser o ideal cristão. Então ficam só preocupados com as "proibições" que o crente deve reconhecer. A partir daí a vida tende a ficar chata, mórbida, monótona.       Como já disse, Satanás tem interesse neste tipo de comportamento pois acaba fazendo uma propaganda negativa do caminho de Cristo. Nada pode, tudo é arriscado para o cristão no sentido de contaminá-lo. Não que este não deva se preocupar com isto, mas as vezes passa a tomar como foco em sua vida espiritual e deixa de se alegrar no Senhor, pelos bens que Ele  nos tem outorgado. 
    Deus quer que curtamos a vida no bom sentido e com Ele! Esta é uma realização para o cristão. Ir a praia, sentir o vento o sol e a água pode ser uma grande inspiração para louva-Lo.  Desfrutar dos alimentos sem cair na glutonaria, é uma bênção do Senhor para nossa felicidade. Assim como a prática sexual, que traga satisfação ao marido e a esposa é outra grande dádiva do Pai.
    Deus se realiza ao ver-nos desfrutar de tudo isto em equilíbrio e harmonia com os seus princípios. Ver o mundo colorido sempre foi a intenção de Deus para nós. Aliás, só podemos perceber todos os matizes  de suas obras quando estamos afinados com Ele. Pois é Ele que nos habilita a desfrutar dos prazeres com sabedoria. Todo o pudismo ou ascetismo que visa coibir os prazeres, na realidade é uma ferramenta necessária aqueles que ainda não são livres. O Evangelho nos torna livres, pois nos dá uma nova consciência. E nesta consciência precisamos crescer, pois o Pai quer nos ver grandes!

Aguinaldo C. da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário