quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Mulheres mórmons posam nuas em protesto contra códigos religiosos rígidos


  Seguidora da Igreja de Jesus Cristo dos Últimos Dias, a fotógrafa Katrina Barker Anderson, de 30 anos, divulgou um projeto no qual reúne cliques de mulheres mórmons sem roupa.
Em crítica aos rígidos códigos de comportamento impostos pela religião, a norte-americana realizou os ensaios com o objetivo de “normalizar a nudez”.

   O projeto teve mais de 30 mulheres mórmons voluntárias desde que foi iniciado, em 2012. “Eu sei que as imagens podem ser ferramentas muito poderosas para a mudança”, contou Katrina ao Daily Mail. “Para as mulheres que optaram por serem fotografados, este ato de expressão artística as ajuda a usarem seus corpos como forma de protestos contra um sistema que lhes pede para andarem cobertas”.

   Apesar da possibilidade de ser condenada por sua comunidade religiosa, a fotógrafa afirma que foi “surpreendentemente fácil encontrar voluntárias”. “Eu acho que todo mundo que se ofereceu tomou a possibilidade de mudança a sério. Eu certamente espero que continue assim. Acho que este projeto é absolutamente defensável artisticamente e não é uma razão para uma reprimenda da igreja mórmon”.
   Ela espera agora que seu projeto também toque mulheres fora da religião sobre a importância de lutar contra códigos rígidos de comportamento feminino.

Fonte: CBN

Nota.  Pode ser um tema polêmico, pois depende da percepção de cada indivíduo, mas acredito que é utópico imaginar a sociedade em geral, no mundo em que vivemos, lidar com a nudez de forma normal ou natural. Isto porque  nossa geração é hipersexualizada, com uma visão deturpada do corpo e da nudez. Ao meu ver a naturalização do corpo é possível somente em um ambiente ou contexto particular que o ampare ou comporte.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário