quarta-feira, 25 de setembro de 2013

O que é Genoma?

      O genoma resume todos os dados transmitidos de uma geração de seres vivos para outra, armazenados em um organismo através de uma linguagem de códigos, mais precisamente no seu DNA, uma espécie de roteiro orgânico molecular que traz em si todas as orientações genéticas que supervisionam toda a atuação do desenvolvimento dos seres vivos.

O genoma do homem apresenta 46 cromossomos, dispostos em duplas, compondo na composição final 23 pares, dos quais metade é transmitida pela linhagem paterna, através do espermatozóide, e a outra metade é legada pela esfera materna, por meio de seus óvulos. No interior dos cromossomos estão abrigados os genes - calcula-se a existência de aproximadamente 130 mil genes. Neles é elaborado o reservatório de proteínas, essencial para a estruturação dos organismos vivos.
    Gene, na definição da genética clássica, é a unidade fundamental da hereditariedade. Cada gene é formado por uma sequência específica de ácidos nucléicos - biomoléculas mais importantes do controle celular, pois contêm a informação genética. Existem dois tipos de ácidos nucléicos: ácido desoxirribonucléico (DNA) e ácido ribonucléico (RNA). 
    Dentro da genética moderna, o gene é uma sequência de nucleotídeos do DNA que pode ser transcrita em uma versão de RNA. O termo gene foi criado por Wilhem Ludvig Johannsen. Desde então, muitas definições de gene foram propostas. O gene é um segmento de um cromossomo a que corresponde um código distinto, uma informação para produzir uma determinada proteína ou controlar uma característica, por exemplo, a cor dos olhos.
    Enfim, todo o DNA contido nas estruturas celulares de um corpo organizado compõe o genoma, ou seja, ele é a totalidade dos genes presentes em um ser vivo; se comparado a um longo roteiro, entretecido por informações detalhadas que orientam o desenvolvimento do organismo que o contém e são legadas aos seus herdeiros, pode-se imaginar uma vasta obra, com incalculáveis páginas e palavras.
    


Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Genoma; http://pt.wikipedia.org/wiki/Gene
http://www.zooboteco.hpg.com.br/genoma.html

Nota. Em outras palavras, o ser humano existe a partir de um programa previamente detalhado e minunciosamente estruturado. Assim como é impossível um programa de computador existir espontaneamente por acaso ou seja sem um programador, assim também o Genoma jamais poderia existir sem a participação de um artíficie ou designer. Lembremos que, segundo o texto acima, o gene é uma sequência específica de ácidos nucleicos (por mim sublinhado), então não há margem para o acaso. Se esta sequência fosse desordenada  seria mais fácil acreditar na vida sem Deus, mas  o Genoma pode ser comparado a uma obra de incontáveis páginas de informação específica precisamente sequenciada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário