sexta-feira, 12 de julho de 2013

Regra de Conduta Moral

Serve de apoio para a boa conduta moral, como determina a ética cristã, a ideia de que tudo o que existe neste mundo é propriedade do Senhor Deus.
Somos parte da criação divina e como tal podemos admirar as demais criaturas, mas não necessariamente temos o direito de explorar ou tornar  alvo de nossa cobiça. Tudo é de Deus. Diz a Bíblia:
"Do Senhor é a Terra e a sua plenitude, o mundo e aqueles que nele habitam. Porque ele a fundou sobre os mares e a firmou sobre os rios" (Salmo 24:1-2).
Tudo é do Senhor, inclusive os seres humanos.. Então eu não tenho o direito de  dispor dos outros para minha satisfação exclusiva. Eu até posso, mas não devo. Se tenho a consciência de que sou um mordomo neste mundo, ou seja, que Deus me confiou dons e talentos e espera que eu use par o bem, então eu devo ser fiel a esta responsabilidade.
Vemos hoje a falta de consciência das pessoas  promovendo a exploração ao próximo. A opressão não é só financeira,  mas moral, psicológica, sexual. O abuso não tem limites, envolvendo adolescentes e crianças. Vivemos num mundo que prolifera a pedofilia e outros desvios de comportamento. Quando as pessoas deixarem de ver os demais como objeto de satisfação própria e tiverem a consciência de que por serem propriedades de Deus devem ser respeitadas, o mundo muda.

A nossa consciência moral depende deste conhecimento, de saber que tudo é parte da magnífica criação de Deus. Com isto em mente um homem não olharia com concupiscência para  a moça que transita na rua, não degradaria o ambiente poluindo e degradando sem critérios. Uma nova consciência é o resultado para quem passou pela experiência da morte e ressurreição com Cristo. E este princípio é determinante para minha conduta, ou seja, reconhecer que sou responsável ao lidar ou me relacionar com tudo aquilo que pertence a criação divina.     

Aguinaldo C. da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário