quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Controle suas fantasias

         Ela é o motor de muitas ações humanas. Geralmente causa frustração e engano. Por outro lado nem toda fantasia é   necessariamente má, isto se for limitada em suas consequências, não causando grandes frustrações ou contraindicações, exemplo: os esportes de caráter lúdico. 
        Mas a fantasia que aprisiona o indivíduo em alguma forma de prazer proibido é algo extremamente nocivo. Está na raiz dos vícios, obsessões, compulsões, etc.. Em especial nos relacionados aos prazeres carnais. 
           Por que recorremos às fantasias, fetiches e outras formas de "potencializar" certos prazeres? Parece que está na natureza dos homens, sair do caminho natural para aviltar, entorpecer, perverter ... Deus fez a laranja já o suficientemente doce, mas nós preferimos industrializar seu suco acrescentando mais açúcar e outros ingredientes para depois ficarmos diabéticos.
           O exemplo acima serve de analogia para outros aspectos da vida. Em nosso tempo se avilta tudo em nome da excitação, seja o sexo que é o exemplo mais comum, até alimentação, divertimentos e outras formas de recreação. Tudo tem que ser mais apimentado, excitante, anormal. E daí proliferam os estilos exóticos , os gostos excêntricos ou anormais, que demonstram gostos obsessivos e pervertidos. 
        O natural não tem mais graça é preciso recorrer a tantos artifícios quanto possível. Dentro deste quadro surge o comportamento homossexual,  pedófilo, sadomasoquista e tantos outros transtornos de comportamento muito frequentes em nossos dias. 
            A Bíblia recomenda a vigilância aos nossos pensamentos, como forma de refrear nossa tendência pervertida. "Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai." Filip. 4:8.

              Vigiar os pensamentos e o que os alimenta, o que vemos, lemos ou ouvimos. Isto é de extrema importância! Uma mente mais pura exige o controle ou ausência de fantasias. Estas se formam a partir do que entra nas janelas da alma. Deve haver um firme propósito neste sentido. Devemos nos educar para isto. Muitas dos desatinos que cometemos é fruto de nossa negligência ao alimentarmos uma imaginação torpe. Os anos não devem passar em vão, devemos observar que tipo de mentalidade estamos comportando ou que tipo de caráter estamos construindo. Verificar o quanto de nossa conduta é fruto de fantasias deletérias e a causa que estas surgem. Isto redundará em equilíbrio, qualidade de vida e saúde! 
           
         Aguinaldo C. da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário