terça-feira, 16 de outubro de 2012

O foco do cristão


      Um dos problemas de muitos cristãos na atualidade é a falta de foco. Mesmo sendo membro de uma determinada denominação e frequentando a igreja, muitos não se sentem realizados e em paz com Deus. Em decorrência deste quadro alguns passam a destacar sem equilíbrio, certos aspectos da fé no intuito de aplacar a grande carência espiritual em que vivem. 
      Outros vivem desorientados e confusos  no cristianismo  por conta de certos pregadores que promovem versões alternativas do evangelho, novos e diversificados 'euvangelhos'. Não é só uma questão de  dogmas e doutrinas, mas  toda a expressão do evangelho, incluindo o lado  pessoal e prático da vida cristã. Como cristão, como estou amando a Jesus e ao próximo?

       A maior dificuldade para os professos seguidores de Jesus na atualidade é integrar as doutrinas, normas e valores cristãos como um todo. Vemos alguns cristãos manifestando grande zelo pela modéstia, e isto é bom, contudo pecam noutros aspectos, tais como: amor, misericórdia, paciência.
        O grande desafio de nossa época é manter a integralidade e o equilíbrio com coerência entre os diversos aspectos da vida cristã. Muitos se exibem como grandes conhecedores da doutrina cristã mas não tem um pingo de consideração pelo irmão, sendo falsos, ciumentos, exclusivistas. Amar a Deus acima de todas as coisas e ao próximo como a si mesmo (destacando a suma da lei), é desde o tempo de Cristo a grande pregação. 

Jesus disse: "Mas ai de vós,  fariseus, que dizimais a hortelã, e a arruda, e toda a hortaliça, e desprezais o juízo e o amor de Deus. Importava fazer estas coisas, e não deixar as outras." (Lucas 11:42). 

Aí deve estar o foco da vida do cristão: manter a prática com integralidade dos valores e princípios cristãos. O foco não deve estar nos extremos, nem se limitar a um determinado aspecto da doutrina. Nosso exemplo é Jesus e Ele foi perfeito em todas as coisas.  Demonstrou paciência, solidariedade e humanismo, assim como em certos momentos,  foi severo e rigoroso contra certas atitudes e desvios. 

Onde está o meu foco como cristão? Talvez cada um tenha que ajustar o seu, pois somos todos diferentemente tentados e diferentemente propensos a desenvolver certas qualidades. Mas jamais devemos perder nosso alvo que é nos aproximar de Cristo, tendo-o como modelo e inspiração.


Aguinaldo C. da Silva









Nenhum comentário:

Postar um comentário