quarta-feira, 20 de junho de 2012

Grupo de cientistas não vê motivo de alarme para mudanças climáticas

Em meio às discussões sobre o perigo do aquecimento global e a responsabilidade do homem nas mudanças climáticas, um grupo de cientistas respeitados defende uma posição diferente da maioria.
Que a temperatura do nosso planeta está aumentando, todos concordam, mas quais seriam as consequências do aquecimento global ? E quem é o grande vilão?
O relatório da ONU, divulgado em 2007, que se tornou referência da comunidade científica diz que o homem é o principal culpado pelo aquecimento global. Mas um grupo de pesquisadores respeitados discorda dessa conclusão e afirma que não há motivo para alarme.
O professor de meteorologia Richard Lindzen, do MIT, o Instituto de Tecnologia de Massachusetts, disse em uma entrevista pela internet que as mudanças climáticas fazem parte da história da Terra:
"O homem tem pouca influência sobre isso e não há muito o que fazer para mudar o que está acontecendo”.
O físico da universidade de Princeton, William Happer, concorda e afirma que o aumento da emissão de gás carbônico na atmosfera pode até aumentar a produtividade da agricultura.
'' A ideia de que haverá uma catástrofe não faz sentido. Acho que no futuro nossos netos vão até agradecer por esse aumento”, brinca.
As previsões pessimistas marcaram a carreira do cientista James Lovelock. Considerado o guru do movimento ambientalista, ele chegou a afirmar que seria muito tarde para salvar a Terra. Agora, Lovelock admite: a mudança climática não é tão rápida nem catastrófica como imaginava.
O professor do departamento de Geografia da USP, José Bueno Conti, está entre os 18 cientistas brasileiros que em maio assinaram uma carta aberta à presidente Dilma Rousseff. No documento, criticavam o alarmismo do movimento ambientalista. Para Conti, o homem interfere sim no clima, mas somente em escala local, principalmente nas zonas urbanas:
'' As mudanças do clima na escala global são determinadas por fatores de muito maior escala, por exemplo astrofísicos, geológicos e especialmente a radiação solar, essa é que é a principal causa das alterações climáticas do planeta na escala maior”.

Fonte: Jornal Nacional/Globo

Nota. Justamente agora em que se percebe a grande dificuldade de se estabelecer metas para deter o volume de despejo de C02 na atmosfera, como estamos acompanhando no desenrolar da Rio + 20, um grupo de cientistas vem com esta crítica. Será verdade? Ou se trata de mais uma jogada de países e grandes corporações capitalistas tentando defender seus interesses? Por outro lado qual seria o interesse de vários cientistas em  pregar a realidade do aquecimento global? Seria uma forma de viablizar outras agendas relacionadas com a Nova Ordem Mundial? Quem viver verá! E eu acredito que não vai demorar muito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário