domingo, 4 de março de 2012

Richard Dawkins, conhecido como um dos ateus mais influentes do mundo, diz que não tem certeza de que Deus não existe

Richard Dawkins, conhecido como um dos ateus mais influentes do mundo, diz que não tem certeza de que Deus não existeUm dos ateus mais conhecidos do mundo, o biólogo e escritor Richard Dawkins, participou recentemente de um debate com o Arcebispo da Cantuária, Dr. Rowan Williams, líder religioso da igreja Anglicana, no qual afirmou não ser ateu, mas agnóstico.
Autor de best sellers como “Deus: um delírio” e “O Gene egoísta”, entre outros, Dawkins surpreendeu a muitos quando afirmou que para ele Deus é um delírio, mas que não poderia ter 100% de certeza que Deus não exista. Como cientista, ele acreditava que as probabilidades de existir um criador sobrenatural “seriam muito, muito baixas”.
O biólogo participou de um debate com Williams cujo tema era o papel da religião na vida pública da Grã-Bretanha. A conversa entre eles foi transmitida pela internet e durou cerca de 100 minutos. No debate tiveram muitas provocações, mas também respeito mútuo e bom humor, e teve um momento no qual, de acordo com o jornal The Washington Post, Dawkins “surpreendeu o público on-line e que estava no teatro ao fazer a concessão de uma brecha pessoal de dúvida sobre sua convicção de que não há um criador”.
Citando o “espectro de sete pontos de credibilidade teísta”, criado por ele em um dos seus livros, o escritor disse não ser totalmente ateu. Nessa escala, 1 seria a certeza completa e perfeita de que Deus existe, e 7 seria a completa certeza de que ele não existe. Dawkins então se classificou como 6,9 na própria escala de ateísmo.
O debate foi intermediado pelo filósofo Anthony Kenny, que interveio na afirmação do biólogo perguntando: “Por que então você não se chama de agnóstico?”. Diante dessa indagação Dawkins confirmou que essa definição seria melhor.
Essas declarações foram motivo de reações imediatas nas redes sociais e nas mídias tradicionais. O jornal Washington Post deu como manchete “Richard Dawkins disse que não está completamente seguro que Deus não existe”. Já o inglês Daily Telegraph esclarece que se alguém não tem certeza que Deus não existe poderia se denominar agnóstico, o que mudaria a maneira como Dawkins passaria a ser visto pela comunidade ateísta mundial.
Fonte: Gospel+

Nenhum comentário:

Postar um comentário