sexta-feira, 23 de março de 2012

Ministério da Justiça libera nudez sem sexo para todas as idades

O Ministério da Justiça lançou nesta semana o Guia Prático da Classificação Indicativa, atualizando os critérios que usa para determinar quais os horários filmes e programas de televisão deve ser levados ao ar.

As principais novidades atingem o conteúdo relacionado a sexo. "Colocamos no guia que a nudez sem conotação sexual pode ser considerada livre para todas as idades", anuncia Davi Pires, diretor-adjunto do Departamento de Justiça, Classificação, Títulos e Qualificação.

Pires usa como exemplo o filme Xingu, a estrear em 6 de abril. No longa-metragem, índios aparecem nus ou seminus o tempo todo. Algumas vezes, a nudez é frontal. Mas não se trata de uma nudez erotizada, e, sim, social, normal diante de um padrão cultural.

Xingu só não recebeu o selo "livre" para todas as idades porque tem cenas de violência e de uso de drogas lícitas (consumo de álcool), o que o torna inadequado para menores de 12 anos.

"Se a nudez é frontal, para explicar como funciona o corpo humano, sem contexto erótico, pode ser livre. Se for conteúdo educativo de sexo, pode ser imprópria para menores de 10 anos. Hoje, as crianças começam a ter educação sexual a partir da alfabetização", diz Pires.

Leia a matéria completa clicando na fonte: http://noticias.r7.com

Nota. Com o fim da censura a Classificação Indicativa tem preenchido uma necessidade de regramento do material veiculado pelas emissoras de TV. Obviamente deve ser usado um critério bem apurado para não se propagar a imoralidade e ao mesmo tempo não se tolher a liberdade. A proibição da nudez sem conotação erótica não fazia sentido. Acho que o controle deve ser mais rigoroso sobre  as cenas que envolvem traições, sexo, crimes, violência e uma série de outras coisas que servem de mau exemplo e colaboram para deixar a gente deprimido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário