sexta-feira, 27 de maio de 2011

DEPRESSÃO - O MAL DO SÉCULO!

Depressão é uma das principais causas do afastamento do trabalho. A cada cinco minutos um trabalhador brasileiro é afastado do serviço por depressão. Segundo médicos e psicólogos, a insatisfação profissional é um dos principais motivos.A Organização Mundial de Saúde calcula que 17 milhões de brasileiros têm depressão. Isso quer dizer que de cada cem pessoas nove estão com o problema.
A auxiliar administrativa Lídice Freire termina em junho o tratamento de um ano. Viu que precisava de ajuda quando passou a sentir um desconforto permanente. “Muita ansiedade, memória falha, desmotivação, fora a insônia que eu já tinha”.
O desempenho caiu muito, em casa e no trabalho. “Eu não estava conseguindo ser aquela supermãe, aquela superprofissional”.
Problemas no trabalho podem ser responsáveis pela depressão, como a sobrecarga de tarefas, a falta de perspectiva de crescimento profissional, o ambiente ruim entre os colegas e com a chefia.
Transtornos mentais e de comportamento, como a depressão, já são a terceira causa de afastamento do trabalho no Brasil.
Só no ano passado, mais de 80 mil profissionais tiraram licença pelo INSS para se tratar.
No governo do distrito federal existe um programa para ajudar os funcionários. “Vejo o que ele está passando na sua vida, tanto no trabalho quanto no dia a dia,e encaminho para o apoio psicológico. Ele pode ser readaptado, realocado em outra posição em outro setor”, explica a psicóloga Ellen da Silva.
O programa também orienta os chefes. “Além de liderar, o chefe tem que ter uma sensibilidade”.
Qual é a diferença entre um quadro de depressão e um simples desânimo, um período de tristeza? “Ela não tem vontade mais de fazer as coisas. Quer ficar quieta, parada, deitada. Não tem vontade de trabalhar, não tem vontade de sair, diminuição da libido”, afirma Synara Ferreira, psicóloga.
Além da ajuda de médicos e terapeutas, é preciso ter vontade de reagir. “Ela pode fazer uma atividade física, uma coisa que ela goste de fazer, é muito importante que ela goste de fazer”.
Lídice aprendeu a ser menos exigente com ela mesma e começou a fazer corridas todos os dias. Está pronta para retomar a vida. “Daqui para frente, só coisas boas, se Deus quiser”.

Fonte : Jornal Hoje/Globo

Nota: Esta doença pode ter uma causa endócrina, mas o mais comum é ser de fundo psicológico. Para não ter depressão o aconselhado é ter uma vida equilibrada em todas as dimenções: física, intelectual e espiritual. Se a pessoa se alimentar bem, fizer exercícios físicos, manter uma vida social saudável e acima de tudo estar de bem com o Pai celestial, tem tudo para não sofrer deste mal. O melhor antídoto contra a depressão é não deixar de viver com qualidade e intensidade. Abra seus olhos e não esqueça que hoje é um presente. Por isto seja feliz, louve e agradeça a Ele.

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Em protesto, mães promovem "mamaço" em São Paulo

Elas foram chegando, colocando os seios para fora da blusa e dando de mamar aos filhos pequenos no saguão do Itaú Cultural, na avenida Paulista (região central). Eram aproximadamente 30 mães que se organizaram para promover o "mamaço", manifestação promovida no Facebook depois que a antropóloga Marina Barão, 29, foi proibida de amamentar seu filho Francisco, de três meses, no mesmo centro de exposições em março passado.

"Dar de mamar não é um ato obsceno, mas natural, e temos o direito de fazer isso em qualquer lugar", disse a tradutora Laura Lopez, 32, que participou do ato, que contou com o apoio do Itaú Cultural.
A entidade mudou a postura após o episódio, considerado um erro já corrigido. Eduardo Saron, diretor da instituição, pediu desculpas a todas as mães.
Um ciclo de palestras ocorreu logo após o "mamaço", que incluiu também uma apresentação teatral. "Faltam espaços na cidade voltados a mães em período de amamentação. Essa manifestação serve para mostrarmos isso também", disse Marina Barão.

Fonte: Folha.com

NOTA. Acho um absurdo que em pleno século XXI alguém  ache impróprio uma mãe amamentar seu filho. Por conta da ignorância, noção equivocada de pudor, ou sei lá  o que, alguns animais de duas patas tem vergonha de um dos atos mais nobres de uma mulher. Nosso mundo está progredindo em alguns aspectos e regridindo em outros. Com relação a manifestação do corpo só pode aparecer nudez quando envolve consumismo, no intuito de despertar o desejo. A nudez sem conotação erótica ainda não é aceita pela sociedade, ou seja, é um tabu!

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Países da União Europeia discutem o fim das fronteiras abertas

Os países da União Europeia começaram a discutir mudanças em um acordo de permite cruzar fronteiras entre eles sem apresentar documentos e algumas já estão sendo vigiadas.
A pequena Dinamarca, com cinco milhões de habitantes, foi o primeiro país a decidir retomar o controle das fronteiras. Uma deputada diz que houve um aumento na criminalidade com a entrada de imigrantes que atravessam os países vizinhos.
Um acordo em vigor há 16 anos permite o trânsito livre de pessoas e mercadorias entre 25 países. É possível, por exemplo, sair de carro de Portugal e andar três mil quilômetros até a Polônia sem parar em postos de fiscalização.
A reunião desta quinta-feira (12) em Bruxelas foi convocada por causa da crise política na Tunísia e na Líbia, que levou mais de 30 mil pessoas a buscar refúgio na Europa. Depois de chegar de barco à Itália, muitos acabam indo procurar emprego em países como a França e a Alemanha.
A maioria dos representantes reunidos em Bruxelas defende que as fronteiras do continente continuem abertas. Para o ministro do interior da Itália, Roberto Maroni, o que falta é botar em prática os acordos de cooperação com os países do norte da África para vigiar a saída dos imigrantes, o que não foi feito até agora.

NOTA: A União Européia é um projeto de união supranacional econômica e política das nações européias, que teve  início em 1992. De lá para cá, diversas medidas foram tomadas no sentido de unificar a Europa. Entre as quais, a adoção do Euro: moeda única do mercado comum europeu que passou a vigorar a partir de 01.01.2002. Este projeto é mais uma tentativa de unificar a Europa, pois em outras épocas já se tentou através de casamentos entre as realezas e através de enormes empreendimentos militares. No entanto a profecia bíblica  já previu que estas tentativas seriam frustradas e que estes países jamais se ligariam definitivamente, "assim como o ferro não se liga ao barro" (Daniel 2). A União Européia está ameaçada por razões econômicas entre outras razões políticas. São povos com culturas e línguas diferentes, que apesar de remanescerem do Império Romano, jamais iriam  voltar a compor uma grande império. Aí está mais uma prova da veracidade bíblica. A profecia bíblica ainda diz "que nos dias destes reis (nações da Europa) surgirá um outro reino que jamais será destruído." Nós sabemos que este reino está muito perto a chegar, que o Senhor Jesus Cristo está muito perto de voltar para implantar seu reino eterno. Amém!

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Ativistas Gays Lutam em prol do PLC 122

A Comissão de Direitos Humanos (CDH) deve votar nesta quinta-feira (12) o substitutivo que a senadora Marta Suplicy (PT-SP) fez no PLC 122, projeto que tem como objetivo criminalizar toda opinião filosófica, médica, moral e religiosa contrária à relação sexual entre homens.
O texto substitutivo sugere poupar da criminalização apenas os discursos feitos dentro do templo de igrejas. Mas a concessão especial aos religiosos está causando revolta entre os ativistas homossexuais, que veem na concessão uma mutilação da lei.
A equipe de Marta Suplicy rebate tal argumento, indicando que discursos “homofóbicos”, com exceção dos feitos em templos, “serão criminalizados” nas vias públicas, nos programas de televisão e rádio, nas revistas, jornais, etc.
O Projeto de Lei Complementar 122/2006 é de autoria da ex-deputada federal Iara Bernardi, do PT de São Paulo, e foi ardilosamente aprovado em 2006 na Câmara dos Deputados. Mas, desde que chegou ao Senado, tem enfrentado forte resistência da população, que tem feito contato com os senadores no sentido de não aprová-lo. O PLC 122 havia sido arquivado no começo deste ano, depois da derrota eleitoral de sua relatora, a ex-senadora Fátima Cleide, do PT de Rondônia, porém a senadora Marta Suplicy conseguiu desarquivá-lo e agora tenta avançar a lei que criminaliza a “homofobia”.
Ativistas homossexuais acreditam que agora é o “grande” momento de se votar o PLC 122, por causa da aprovação por unanimidade das uniões estáveis para duplas gays pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Se o Congresso relutar e fizer com o PLC 122 o que fez com o projeto de parceria civil homossexual de Marta Suplicy que estava parado desde 1995, os militantes gays esperam que o STF novamente dê um “jeitinho”.
Fonte: Júlio Severo 
NOTA: Os homossexuais tem aproveitado a época de consolidação de certas liberdades não só para garantir seus direitos (que já possuem), mas para cercear a liberdade daqueles que desejam se expressar contra o homessuxualismo. Considerando que vivemos numa democracia e esta demanda livre expressão  de pensamento, este projeto é um ataque à própria liberdade de expressão. Há uma diferença entre dar liberdade a um  grupo de pessoas para que vivam seu estilo de vida e criar leis que acabam incentivando tal prática ao coibir que se discuta ou questione o teor desta prática ou estilo de vida.

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Estados Unidos querem se aliar ao Vaticano, diz WikiLeaks

Os Estados Unidos têm interesse em ser um aliado do Vaticano, de acordo com documentos revelados pelo site WikiLeaks e antecipados nesta quinta-feira pela revista italiana L’Espresso. Segundo os documentos, a secretária de Estado americana Hillary Clinton teria orientado os embaixadores e diplomatas do país a criarem uma página na Internet para acompanhar as novidades do governo pontifício. "O Vaticano pode ser uma potência aliada ou um inimigo ocasional. Devemos fazê-lo ver que a nossa política pode ajudá-lo a avançar em muitos princípios”, orientou o Departamento de Estado.
Os relatórios, que serão publicados na sexta-feira pela revista, informam que os Estados Unidos consideram o Vaticano um modelo a ser estudado com atenção. "Trata-se de uma armada impressionante: 400 mil sacerdotes, 750 madres, cinco mil monges e frades, relações diplomáticas com 177 países, três milhões de escolas, cinco mil hospitais, braço operativo da Caritas com 165 mil voluntários e dependentes que prestam assistência a 24 milhões de pessoas", afirmam os documentos.
O Departamento de Estado americano ainda apontou que a relação do país com o governo pontifício deve ser construída com cuidado.”Tudo depende da relação que possamos construir: devemos trabalhar juntos quando as nossas posições são complementares, assegurando que a nossa linha seja compreendida quando são divergentes", dizem os textos.

Fonte: Veja

NOTA: Com as mudanças rápidas que estão ocorrendo no mundo, tais como: aquecimento global, diversos problemas ambientais, escassez de recursos naturais e toda uma incerteza quanto ao futuro da humanidade; é bom contar com o apoio de uma entidade que exerce influência sobre milhões de pessoas. Só que, como registra a história, e é bom nunca perdê-la de vista, no passado a união entre Igreja  e Estado rendeu os maiores desatinos contra a liberdade de consciência e de expressão. Recorrendo-se a tirania e a opressão como forma de consolidar projetos políticos e estratégias de governo nada democráticas. No que dará está aliança nada desejável? Se a história dá voltas, tudo indica que haverá dias ruins pela frente.