quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Número de divórcios bate recorde no Brasil

O número de divórcios aumentaram no Brasil em 2010, segundo uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira (30) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Em 2010 foram mais de 240 mil divórcios, um aumento de quase 37% em relação ao ano anterior. A maioria dos casais se separou de comum acordo. A média de duração dos casamentos que acabaram foi de 16 anos. De acordo com a Estatística para cada grupo de mil habitantes com mais de 20 anos, foi registrado 1,8 divórcio.
Uma das razões que motivaram o crescente número de divórcios foi a facilidade de formalizar os processos nos cartórios, o que antes era feito somente na Justiça. Já a taxa de casamentos diminuiu. Desde de 2006 o número foi de 6,6 por grupo de 1.000 habitantes de com 15 anos ou mais. Já na década de 70 e 80 este número oscilava em 11 e 13.
A pesquisa do IBGE inclui apenas os casamentos formalizados em cartórios. Uniões consensuais, em que os cônjuges vivem juntos sem papel assinado, não são considerados neste levantamento específico, feito em cartórios.
Fonte: Jornal Hoje/G1

Nota: A tendência secularista de nossa época em desvalorizar as instituições cristãs, tem levado à desvalorização da família e do casamento. Cada vez mais se considera coisa comum o rompimento dos laços matrimoniais. As pessoas já alimentam uma expectativa de que ao menor percalço da vida a dois, a solução é o divórcio. Com isto, quem mais sofrem são os filhos. Este, vítimas de um lar desfeito, carregam revoltas e traumas que irão orientar suas atitudes no futuro para com seus relacionamentos. Talvez aí encontramos parte da razão de haver tanta depressão, suicídio e envolvimento com drogas. A perda dos princípios e valores por parte de nossa sociedade tem dado seus frutos, ainda que o fato seja olvidado por muitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário