terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Nostradamus verdadeiro ou falso profeta?

Entre todos os homens ilustres do século dezesseis, Michel de Nostredame, conhecido como Nostradamus, é incontestavelmente o que, depois de sua morte, deu origem ao maior número de obras literárias, com influência no século XX, objeto essencial de sua visão profética.

Nasceu a 14 de dezembro de 1503, na França, e morreu a 2 de julho de 1566. Além de astrólogo foi um respeitável médico.
Nostradamus aprendeu latim, grego, hebraico, matemática e astrologia com seu avô, Jacques de Nostredame, médico da corte do rei René de Provença.

Apesar de existirem controvérsias, dizem que Nostradamus profetizou a queda de Napoleão Bonaparte; viu o assassinato de Lincoln e dos irmãos Kennedy; a tomada do poder por Francisco Franco, na Espanha, e a tirania de Hitler. Há menções de um príncipe árabe que conquistará parte do Ocidente e previsões de peste e fome para o futuro.

Mas será que Nostradamus foi realmente inspirado por Deus?

Entendemos que um profeta é aquele que prevê acontecimentos que ainda irão ocorrer. Porém muito mais do que isto, um profeta do Senhor é aquele que não só prevê o futuro, mas é fiel a Deus, e seus ensinos estão de acordo com a Bíblia.

Nós precisamos analisar a vida espiritual e os exemplos deixados, para comparar e ver se realmente este profeta é autêntico. A Bíblia também menciona falsos profetas que enganavam o povo, com suas profecias, na maioria, de prosperidade. Deve-se ter muito cuidado antes de considerar se um profeta é verdadeiro ou não.

Para sabermos se um profeta é realmente verdadeiro, precisamos comparar o que ele fala ou escreve com o que está escrito na Bíblia. Devemos ter muito cuidado pois um falso profeta muitas vezes consegue prever um acontecimento, ou outro, mas sua vida não é de acordo com os ensinamentos Bíblicos.

Veja alguns requisitos para comprovarmos se um profeta é verdadeiro e os compare com a vida e obra de Nostradamus:

1) Falar segundo a lei e o testemunho – Isaías 8:19 e 20.
2) Pelos seus frutos os conhecereis – Mateus 7:15-20
3) Pelo cumprimento de suas profecias – Jeremias 28:9.
4) Pela exaltação de Cristo Jesus – I João 4:1-3.

Nostradamus não possuí estas características. Segundo a Bíblia, todo o trabalho de astrologia, adivinhação, etc.. é abominável a Deus: Não se achará entre ti quem faça passar pelo fogo o seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro; nem encantador, nem necromante, nem mágico, nem quem consulte os mortos; pois todo aquele que faz tal coisa é abominação ao SENHOR; e por estas abominações o SENHOR, teu Deus, os lança de diante de ti. Perfeito serás para com o SENHOR, teu Deus. Porque estas nações que hás de possuir ouvem os prognosticadores e os adivinhadores; porém a ti o SENHOR, teu Deus, não permitiu tal coisa. (Deuteronômio 18:10-14).

Deus não permitiu que houvesse entre Seu povo este tipo de prática, pois estas (astrologia, adivinhação, prognósticos, consulta a mortos) são ciências e práticas ocultas inventadas pelo diabo, a fim de enganar as pessoas e desviá-las de Deus.

Todo aquele que faz tal coisa é abominação ao Senhor…

Com isto, podemos concluir que Nostradamus foi um falso profeta, pois não estava em harmonia com os requisitos bíblicos de um verdadeiro profeta.
 

NOTA: Muitos falsos proféticos já surgiram e muitos ainda surgirão. Para aqueles que não se firmam na rocha, que é a palavra de Deus, serão facilmente envolvidos por tais enganadores. Jesus também advertiu dizendo que o surgimento destes são sinais do fim. (ver Mateus 24). Não podemos esquecer que o principal sinal do verdadeiro profeta é a obediencia. Jesus disse: "Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. " (Mat. 7:21).

2 comentários:

  1. Muito bom!!! gostei do que postou....o mundo ta cheio de pessoas profetizando sobre nossas vidas...temos que ter cuidado para o inimigo não nos enganar. Gostaria muito de saber algo sobre as pessoas sensitivas....e como essas pessoas devem proceder a luz da Palavra de Deus? Se você tem algo relacionado a isso agradeceria muito se me passasse informações. Desde já agradecida! Nika.

    ResponderExcluir
  2. Amiga Nika,

    Que bom que vc está apreciando o que temos postado aqui. Sobre a sua pergunta, eu acredito no dom profético como é descrito na Bíblia. Há pessoas que Deus escolhe para conceder este dom. Fora isto, Deus pode em alguma circunstância da vida se comunicar conosco através de sonhos, voz ou outro sinal. Mas devemos estar vigilantes se isto é mesmo de Deus. Uma das formas de sabermos é refletirmos no propósito deste sinal. Se isto está confirmando a palavra de Deus em nossa vida ou está levando para outra direção. Por exemplo: Em várias passagens da Bíblia nos é dito que não devemos procurar nem aceitar a comunicação com os mortos. Era uma prática proscrita no antigo Israel. Se eu estou vendo ou sentindo algo neste sentido, não é de Deus e sim do outro. Só há dois lados neste mundo. Só o lado de Deus que me aproximar de Jesus e da verdade. O outro lado pode até usar o nome de Jesus mas seus ensinamentos não batem com a Bíblia. Satanás é astuto e tem se aproveitado daqueles que consegue enganar. Hoje, sua maior estratégia consiste em usar do sobrenaturalismo sob a roupagem do misticismo, espiritualismo e outras filosofias. Recomendo que vc faça um estudo bíblico (há um link na lateral do blog para este fim) para saber mais sobre o dom profético e sobre a natureza dos mortos entre outros assuntos.
    Um forte abraço, feliz ano novo a vc e a sua família, Fique com Deus!

    ResponderExcluir